Política

Análise: “Sem querer”, fotos pré-casamento de Lula e Macron foram golaço digital do governo

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não conseguiu estabelecer boa fluência na comunicação digital. Tem esse diagnóstico consciente e está tentando encontrar um rumo.

Sem querer e de tabela, no entanto, acabou marcando seu grande gol na esfera digital desde o início da gestão.

Em uma única postagem, na quinta-feira (28), incorporou os memes que viralizaram com as fotos de Lula com o presidente da França, Emmanuel Macron, em clima de “romance” na Amazônia.

Os cliques são do fotojornalista e secretário Ricardo Stuckert, da Secretaria de Produção e Divulgação de Conteúdo Audiovisual.

A iniciativa partiu do perfil de Macron, mas os dois compartilharam juntos uma montagem com a imagem de ambos de braços dados simulando um pôster de “La La Land – Cantando Estações”, filme ganhador de Oscar e que conta a história de um casal de artistas sonhadores (Emma Stone e Ryan Gosling).

A comunicação dos dois países acertou na forma e no conteúdo: entrou na brincadeira e aproveitou a legenda para fazer um balanço da passagem do francês pelo Brasil, destacando a sintonia entre Brasil e França e acordos firmados.

Ainda no início, a repercussão causou certo estranhamento, já que o tom na internet era de gozação. Rapidamente, no entanto, integrantes da equipe de Lula venderam a abordagem positiva. Entenderam que a imagem leve, sorridente e terna entre os dois líderes políticos poderia render bons frutos.

A partir daí, tudo foi tratado com bom humor. A história cresceu, se espalhou e foi repercutida na imprensa francesa. Publicações como “Le Monde”, “Le Figaro”, “Le Parisien” também reproduziram a piada.

A CNN conversou com uma fonte presente no momento do “ensaio fotográfico” na Amazônia. Ela descreveu as cenas como espontâneas e sem direcionamento. Disse que, além da boa relação entre Macron e Lula, o “clima amazônico mágico” contribuiu para o encantamento mútuo captado pelas lentes fotográficas.

A oposição até tenta transformar o lance em gol contra. A deputada Rosangela Moro (União Brasil-SP), por exemplo, postou uma foto do “ensaio” destacando a fala de Macron, em que o francês classifica como “péssimo” o acordo entre Mercosul e União Europeia. E legendou: “E, no fim, ele disse não”.

Mas, pelo menos desta vez, não deu. O gol continua a favor. Afinal, para amar e ter um bom relacionamento não é preciso concordar em todos os assuntos.

Fonte: CNN Brasil

×