Saúde

Contar carneirinhos para dormir funciona? Conheça origem da prática

Tentar imaginar carneiros ou ovelhas gordas, fofas e brancas pulando uma a uma sobre uma cerca é um remédio conhecido para a insônia. Quando costumava tentar isso, eu inseria ocasionalmente uma ovelha negra elegante com um laço vermelho – um aceno ao meu rebelde interior.

Eu não sofro de insônia com frequência, mas sempre me perguntei quem teve essa ideia. Se a ideia é se entediar até dormir, por que não contar para trás, como se faz ao passar por uma anestesia? E quem decidiu pelas ovelhas? Por que não coelhos, cavalos, sapos gigantes ou cangurus?

A História supostamente fornece a resposta: diz-se que era uma maneira para os pastores medievais, privados de companhia humana por semanas a fio, adormecerem todas as noites – eles contavam suas ovelhas até ficarem sonolentos. Se isso é verdade ou não, eu não sei.

O que é claro é que o conceito de contar ovelhas para dormir é tão antigo que foi mencionado em uma compilação de contos do século 13 intitulada “Cento Novelle Antiche”. Em uma das novelas, um contador de histórias a serviço de Messer Azzolino estava tão sonolento que contou a seu mestre uma história sobre um fazendeiro tentando atravessar um rio inchado com um pequeno barco.

“Então ele pulou com uma única lã e começou a remar com toda a sua força”, disse o contador de histórias. “O rio era largo, mas ele remou e remou sem parar…”

O contador de histórias parou de falar enquanto adormecia, fazendo com que seu mestre o cutucasse para terminar a história.

“Deixe-o passar com o restante das ovelhas, e então eu continuarei; pois isso levará pelo menos um ano, e enquanto isso, vossa excelência pode desfrutar de um sono muito confortável”, respondeu o fabulista antes de dormir novamente.

A mesma história foi contada no trabalho anterior do século 12 “Disciplina Clericalis”, e até mesmo se tornou parte do livro do século 17 “Dom Quixote” – apenas nesta versão, o escudeiro de Quixote, Sancho Pança, diz para ele contar cabras, não ovelhas.

“É melhor você manter controle de quantas cabras o pastor carrega, vossa graça, porque se esquecermos uma única, será o fim da história, e não será possível contar mais uma palavra”, disse Pança a ele.

Fonte: CNN Brasil

×