Mundo

União Europeia lança missão naval para proteger navios no Mar Vermelho

A União Europeia (UE) lançou, nesta segunda-feira (19), uma missão naval no Mar Vermelho “para restaurar e salvaguardar a liberdade de navegação” na região.

A “operação defensiva de segurança marítima”, apelidada de Eunavfor Aspides, ocorre depois que combatentes Houthis, grupo rebelde alinhado ao Irã, começaram a atacar navios internacionais no Mar Vermelho, em apoio ao Hamas na guerra com Israel.

“A União Europeia está respondendo rapidamente à necessidade de restaurar a segurança marítima e a liberdade de navegação em um corredor marítimo altamente estratégico”, pontuou o chefe da política externa da UE, Josep Borrell, em nota.

“Dentro do seu mandato defensivo, a operação irá proporcionar consciência situacional marítima, acompanhar os navios e protegê-los contra possíveis ataques em múltiplos domínios no mar”, acrescenta o comunicado.

A declaração não especificou quantos navios estariam envolvidos, e um porta-voz da UE não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

Entretanto, diplomatas da União Europeia afirmaram anteriormente à Reuters que a ação envolveria inicialmente três navios sob o comando do bloco, como parte da chamada Política Comum de Segurança e Defesa da UE.

A Alemanha já enviou uma fragata de defesa aérea no início deste mês para se juntar à missão, e dois diplomatas pontuaram à Reuters que a França e a Itália também contribuiriam.

A UE ressaltou que a missão estará ativa ao longo das principais linhas marítimas de comunicação no Estreito de Baab al-Mandab e no Estreito de Ormuz, bem como nas águas internacionais do Mar Vermelho, do Golfo de Aden, do Mar Arábico, do Golfo de Omã e o Golfo.

Fonte: CNN Brasil

×