Esporte

Lacerda inicia montagem do time e ganha reforços

Com um período muito curto para dar um toque final na equipe, já que estreia na temporada de 2024 no próximo dia 7 de janeiro, o treinador Rafael Lacerda decidiu realizar um tipo de “tempero completo” logo na primeira semana de trabalho do elenco do ABC. Os atletas já estão mesclando os trabalhos físicos com trabalho técnico e tático que é para avançar algumas casas no cronograma de preparação para encarar o Sousa-PB, pela fase preliminar da Copa do Nordeste. O clube oficializou ainda duas contratações para a lateral-direita Yuri Ferraz e Vitor Marinho, do meia Diego Jardel, do atacante Léo Guerra e do goleiro Carlos Eduardo.

É em meio a essa movimentação do mercado, que o comandante alvinegro classifica como necessária, que o trabalho para formação do time principal vai se desenrolando. Rafael Lacerda disse já ter na mente o grupo que pretende considerar como titular, mas destaca que durante o avançar do processo, certamente essa ideia vai sofrer algumas modificações.

“No nosso planejamento inicial a gente queria focar muito na questão física, na primeira semana de trabalho. Nós tivemos a necessidade de começar a colocar uma questão tática, então começamos a ter uma organização mais em termos defensivos, que a gente tem uma prioridade de começar de trás pra frente, por isso optamos em colocar essa parte tática desde o início. É importante os jogadores começarem a ver os nossos conceitos, as nossas ideias, os jogadores também já estão acostumados a esse tipo de trabalho e assimilaram fácil, claro que os trabalhos quando você começa a colocar em prática a parte tática, ele não flui da melhor maneira possível, porque são outras ideias”, disse o comandante abecedista.

Ainda que tenha decidido inserir os trabalhos com bola na semana inicial, o treinador ressaltou que foi dada mais ênfase aos trabalhos físicos, porque todos entendem que o grupo será exposto a uma grande maratona de jogos na primeira parte do calendário oficial, caso avance até a fase de grupos da Copa do Nordeste e terá de se preparar para tanto. Essa segunda semana também os trabalhos de força, resistência e velocidade terão prioridade, porém a parte tática já irá se fazer ainda mais presente. “O foco principal é a questão física, mas ao mesmo tempo iremos trabalhar paralelamente a questão tática e técnica dos atletas”, informou.

Quanto a armação da equipe, Rafael Lacerda acredita que uma boa parte do grupo que vem considerando como principal, deve estar presente na partida de estreia do clube em 2024, mas o importante neste momento é estimular a disputa por vaga entre os atletas.

“Pode ter certeza que da equipe que vai iniciar no dia 7, boa parte do grupo vai iniciar sim, mas com certeza muda. No futebol, eu sempre digo para os atletas, daquele time que inicia uma competição, isso é certeza, nunca vai ser a equipe que vai jogar o último jogo da competição. É muito cedo, eu quero estimular a competitividade entre eles, que será muito importante para o próprio ABC. Se a gente não tiver competição interna, se um jogador achar que já é reserva, ou um jogador achar que a vaga já é de sua a coisa não vai andar”, afirmou Rafael Lacerda.

Todos os jogadores que integram o elenco estão sendo muito bem observados pelos membros da comissão técnica. O treinador vem buscando conversar em separado com alguns atletas para mostrar os planos que possui para cada um.

“Isso é uma coisa normal no meu trabalho. Eu tenho que saber que muitas vezes não é só questão de jogo, né? Eu me preocupo muito também com o ser humano. Saber como um atleta está fora de campo, como age fora do clube. Procuro saber como ele gosta de jogar. Eu tenho que entender o lado deles”, ressaltou.

Um dos atletas que vem sendo acompanhado de perto é o meio-campista Valfrido, que passou por uma cirurgia, passou pelo processo de recuperação e, agora, trabalha normalmente. “Valfrido é um atleta que eu acompanhei aqui no ABC, que eu conheço o histórico dele, a história dele aqui dentro. Uma pena que o atleta ainda não esteja 100% hoje, mas eu tive uma conversa com ele justamente porque eu vejo muita qualidade no jogador, mesmo ele não estando ainda em plena forma. Eu vejo que é um atleta que vai me ajudar muito dentro das ideias que eu penso de futebol no ABC”, frisou Rafael Lacerda.

Fonte: Tribuna do Norte

×