INSS não liga para dizer que segurado tem direito a indenização, alerta advogada

A advogada e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Rafaela Cosme, alertou nesta segunda-feira 28 para golpes que vêm atingindo aposentados e pensionistas do INSS, após a operação que investiga desvios de contribuições da Previdência Social. Segundo ela, criminosos se aproveitam da divulgação de um suposto ressarcimento de mais de R$ 6 bilhões para aplicar novas fraudes.

“Onze entidades estão sendo investigadas por não terem, dentro dos seus acordos de cooperação, autorização desses aposentados e pensionistas para fazer os descontos”, disse ela, em entrevista à 95 FM. A operação foi deflagrada recentemente pela Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal e, conforme Rafaela, investiga descontos irregulares em benefícios desde 2019.

Ela reforçou que o INSS não realiza esse tipo de contato: “O INSS não vai ligar para o segurado para dizer que ele tem direito a uma indenização. Não vai”.

Ao orientar uma ouvinte sobre descontos de cartão de crédito indevido, Rafaela afirmou: “O primeiro passo que ela precisa dar é procurar entrar em contato diretamente com esse banco, fazer a denúncia no consumidor.gov.br e no Procon”. Se necessário, a orientação é buscar reparação judicial.

Rafaela finalizou alertando sobre a vulnerabilidade dos segurados: “Nós tentamos diariamente manter a população informada, mas ainda é muito fácil cair em golpes, porque cada dia nós vemos uma especialização desses golpes”. Ela frisou ainda o cuidado com links e mensagens falsas e lembrou que é possível registrar boletins de ocorrência online em casos de fraudes.

Fonte Agora RN

×