Morre o Papa Francisco, aos 88 anos

Após quase 12 anos à frente da Igreja Católica, o Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. Uma nota assinada pelo Camerlengo da Câmara Apostólica, Kevin Joseph Farrell, comunicou o falecimento do pontífice
Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco.
Às 7h35 desta manhã, o bispo de Roma, Francisco, voltou para a casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja.
Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados.
Com imensa gratidão por seu exemplo de verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, encomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
O argentino Jorge Mario Bergoglio, que era seu nome de batismo, nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires e se tornou o primeiro papa latino-americano da história.
Além disso, foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor, que era o Papa Bento 16.
Ele ficou internado por quase 40 dias em tratamento de um quadro de bronquite. Em 14 de fevereiro, foi internado no hospital Agostino Gemelli para exames e tratar a doença. Mesmo assim, ele manteve participação de algumas atividades religiosas.
Na segunda-feira (17), o Vaticano informou que Francisco estava com uma infecção polimicrobiana — causada por um ou mais microrganismos, como bactérias, vírus ou fungos. O quadro de saúde do papa foi descrito como “complexo”.
No domingo de Páscoa, papa Francisco fez uma aparição pública na Praça de São Pedro para abençoar os fiéis.
Fonte Tribuna do Norte