Macron: Europa entra em nova era após EUA mudarem de posição sobre Ucrânia

A Europa está “entrando em uma nova era” após o aliado de longa data, os Estados Unidos, mudarem a posição sobre a Ucrânia, declarou o presidente da França, Emmanuel Macron, nesta quarta-feira (5).
Em uma transmissão ao vivo nos canais oficiais de mídia social dele, Macron enfatizou que a Europa tem que “continuar ajudando os ucranianos a resistirem” às ofensivas da Rússia.
“Os Estados Unidos, nosso aliado, mudaram de posição sobre esta guerra, estão menos favoráveis à Ucrânia e estão lançando dúvidas sobre o que vem a seguir”, comentou Macron.
“Se a Europa for uma ‘espectadora’ da ‘ameaça’ da Rússia, seria uma ‘loucura’”, acrescentou Macron.
O presidente francês também alertou os EUA contra a imposição de tarifas à Europa, como Donald Trump fez à China, ao Canadá e ao México. Ele afirmou que a Europa precisa estar preparada para uma decisão dos EUA sobre tarifas, classificando tal movimento de “incompreensível para a economia dos EUA e a nossa”.
“Isso não ficará sem uma resposta da nossa parte”, destacou Macron.
Macron acrescentou que ele, junto com outros líderes europeus, continuará tentando convencer o governo dos EUA de que tais tarifas “prejudicariam a todos”.
Fonte: CNN Brasil