Ginasta potiguar de 14 anos mira entrada no time adulto e permanência na seleção em 2025

A ginasta rítmica potiguar Gabriela Cunha, de 14 anos, viveu em 2024 um ano de ascensão no esporte, começando a disputar competições internacionais pela seleção brasileira juvenil, algo que “sempre foi um sonho”, segundo ela.
Para 2025, quando completar 15 anos, a atleta passa a integrar as equipes principais – e não mais das categorias de base – nas disputas da ginástica. Essa transição, ela prevê, tende a ser desafiadora.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/O/W/9XYM9ATems2xNJLUxmCQ/whatsapp-image-2024-12-18-at-18.06.14.jpeg)
Gabi estreou neste ano em competições internacionais pela seleção — Foto: Divulgação
– Sei que será um ano desafiador. Pela minha idade, serei promovida para a categoria adulta e disputarei nas principais competições. Quero continuar me destacando pela AGINAT e seguir representando o Brasil – disse Gabi, que é atleta da AGINAT América.
A última conquista de Gabi neste ano foi no Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, realizado no início de dezembro, na cidade de Aracaju (SE). Ela voltou com a medalha de bronze no aparelho bola.
Na seleção brasileira em 2024, Gabriela foi campeã por equipes no Campeonato Sul-Americano, também conquistando individualmente o 3º lugar no aparelho bola e o 4º lugar na modalidade AA (soma de todos os aparelhos).
Ela ainda foi campeã no aparelho arco no Torneio Internacional Agim CUP, disputado em Portugal, e participou do Campeonato Mundial Escolar no Bahrein.
Início no esporte
Gabi começou a praticar esporte – o ballet, em específico – aos 4 anos, incentivada pelos pais. Aos 5, passou a treinar ginástica rítmica. No entanto, foi em 2020, aos 11 anos, que a vida esportiva de Gabi tomou um novo rumo.
Aprovada em uma seletiva para novos talentos da Associação de Ginástica de Natal, ela passou a integrar o grupo de atletas da AGINAT em 2021.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/2/4/CZIq4ZS1aXej54B0jCuw/whatsapp-image-2024-12-18-at-18.06.15.jpeg)
Gabi com a medalha no Campeonato Brasileiro — Foto: Divulgação
Fonte G1RN