Macaíba

Secretaria de Agricultura busca parceria para viabilizar plantio de café em Macaíba

Nesta sexta-feira (26), o titular da pasta, Cícero Militão, esteve na cidade de Jacanã, região da Borborema Potiguar, para participar de uma capacitação sobre o cultivo de café. Com vistas a buscar inovações para trazer alternativas para fomentar a Agricultura Familiar em nosso município, a Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE) está buscando uma parceria com uma empresa estadual referência na produção de café para poder viabilizar o futuro plantio e, consequentemente, a implantação dessa cultura em terras macaibenses.

A capacitação de hoje foi assistida pelo Sebrae e pela empresa Café Jaçanã. Destaca-se que o município de Jaçanã é uma das referências no estado do Rio Grande para esse cultivo. “Esta é uma das alternativas que estamos prospectando para os agricultores de Macaíba e vamos desenvolver como uma experiência, assim como foi o algodão agroecológico, onde os agricultores aprenderam a cultivar, produzir os próprios defensivos orgânicos e, dessa forma, serão realizadas as capacitações para os agricultores que se interessem em conhecer o plantio do café.”, explicou Cícero Militão. Tudo isso com o apoio da Emater e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf).

O desenvolvimento do cultivo do algodão agroecológico foi muito positivo em Macaíba, onde já chegou-se a colher aproximadamente 13 toneladas, complementou o secretário Militão, externando uma boa perspectiva para os testes a serem feitos com o plantio de café nas propriedades rurais do município. O tipo indicado para esse experimento em solo macaibense é o café conilon.

A nova alternativa de cultivar poderá garantir mais renda no futuro para os agricultores familiares, além das culturais tradicionais como milho, feijão e mandioca. “Apesar de não estar localizada em uma área de serra, Macaíba tem suas potencialidades para fomentar essa cultura, dentre as quais se destaca a alta pluviometria (quantidade de chuvas), que aliada às técnicas para o desenvolvimento das plantas, como o sombreamento, poderá trazer um bom rendimento e gerar bons frutos.”, finalizou.

Fonte: Assecom-PMM

×