Esporte

Só vitória contra o Globo mantém chances do ABC

Antes de esperar o resultado do julgamento da notícia de infração que moveu contra o baraúnas no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RN), o ABC vai ter de fazer o seu papel dentro de campo e bater o Globo, por qualquer placar no Frasqueirão, para poder ter algum êxito na ação movida contra o Baraúnas, acusado de ter utilizado o jogador Ramon de forma irregular também contra o Globo, em jogo válido pela terceira rodada do segundo turno. Segundo a diretoria do clube natalense, o atleta entrou em campo sem cumprir a suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. A rodada que vai definir os quatro semifinalistas será realizada nesta quarta-feira, às 20h.

Se a causa no tapetão é considerada nobre, devido às evidências fortes de erro cometido pela supervisão do Baraúnas, dentro de campo, por mais sinais de melhoras que tenha dado sob o comando de Marcelo Cabo, a equipe abecedista não inspira muita confiança nos torcedores.

Todos os holofotes da rodada estarão voltados para o jogo do ABC x Globo e Baraúnas x Santa Cruz, que será realizado no estádio Edgar Montenegro. Se o Alvinegro voltar a tropeçar dentro da competição e não bater a equipe de Ceará-Mirim e o tricolor mossoroense conseguir bater o Santa Cruz, o julgamento da quinta feira no TJD-RN não terá peso algum para definição dos classificados, já que o Baraúnas confirmaria a presença na semifinal mesmo sendo punido com a perda de seis pontos no julgamento.

Ciente de que necessitam dos três pontos para manter a chance de conquistar a vaga no tribunal, Marcelo Cabo espera um melhor desempenho da equipe abecedista, que volta a atuar dentro de casa, onde vai encarar a segunda pior equipe de toda competição, em termos técnicos.

Boa parte do elenco sabe também que o clube vem se preparando para realização de uma profunda modificação no elenco, visando a disputa da Série C do Brasileiro. Quem não conseguir mostrar trabalho, dificilmente irá permanecer, dada a fragilidade do elenco montado no início da temporada.

Cabo considerou nula a apresentação alvinegra na derrota para o Santa Cruz e que serviria como a pá de cal para as pretensões do clube no Estadual, se não fosse o detalhe da ação no TJD. “Nós não jogamos, em nenhum momento da partida a gente mereceu nenhum outro resultado que não fosse a derrota”, ressaltou o treinador abecedista. “Estivemos muito abaixo do esperado e realizamos a pior apresentação sob o meu comando. Confesso que o placar foi até modesto e que o Santa Cruz poderia ter vencido por uma margem bem maior”.

Diante do Globo, o treinador exige uma mudança de postura da equipe, já que tentou de tudo na partida passada, chegando a usar três sistemas de jogo diferentes na partida e a equipe não conseguiu responder bem em nenhuma das situações. “Estivemos mal tanto individualmente quanto coletivamente. Como não existe tempo hábil para trabalhar o grupo, espero compreender bem o que ocorreu para corrigir diante do Globo”, afirmou o comandante abecedista.

Independente de qualquer situação extra-campo, Marcelo Cabo ressalta que é necessário que o ABC vença a partida desta quarta-feira, no Frasqueirão, mostrando melhorias em todos os aspectos, que é para apagar a má impressão deixada neste segundo turno. “Esse não é o ABC que vinha mostrando uma postura muito boa nos jogos da Copa do Brasil, o da vitória sobre o River na Copa do Nordeste e também o que fez aquele bom jogo contra o Sport. Prefiro acreditar que estivemos num dia atípico, no domingo passado, um daqueles dias que temos de esquecer. Cabe a mim agora tomar as decisões técnicas e táticas para fazer o grupo modificar a postura e consiga realizar um jogo melhor diante do Globo”, destacou.

Baraúnas esquece o TJD e foca só no Santa Cruz

Apesar das questões relacionadas ao tribunal desportivo, o Baraúnas busca manter o foco e se concentrar no jogo desta quarta-feira, 3, diante do Santa Cruz de Natal, às 20h, no Estádio Edgarzão, em Assú.

No campo, o Tricolor obteve a classificação antecipada para a semifinal, mas poderá perdê-la caso o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RN) julgue procedente e retire 6 pontos sobre a notícia de infração apresentada pelo ABC, que acusa o Baraúnas de ter escalado o volante Ramon de forma irregular no jogo anterior, contra o Globo. O julgamento será nesta quinta-feira, 4, em Natal.

Às vésperas do jogo, a diretoria leonina esteve presente aos treinos e procurou “blindar” os jogadores sobre as notícias extracampo, afirmando que o clube não está irregular e que irá brigar até as últimas instâncias, caso assim seja necessário.

Acusação mostra que Ramon recebeu cartões na semifinal do 1º turno, na abertura do 2º turno e contra o Potyguar Seridoense, na segunda rodada.

O atacante Everton afirmou que o ambiente é bom e que o grupo está focado somente no jogo, para assim não ter o rendimento prejudicado.

“Aqui, o ambiente é tranquilo, leve, e o extracampo a gente deixa com a diretoria para ela resolver. Estamos focados só no trabalho”, disse ele.

Cenários

Não passa pela cabeça do grupo leonino outro resultado senão a vitória, observando dois aspectos: o primeiro, é que se vencer hoje e o ABC não superar o Globo FC, a classificação para a semifinal do returno estaria garantida mesmo com derrota no “tapetão”. Segundo, o próprio Santa Cruz que é adversário direto na classificação geral e uma vitória faria o tricolor encostar no adversário na tabela (no momento, 16 contra 19 pontos).

Caso não vença o turno, a questão da 3ª colocação é levada em consideração pelos clubes porque representa calendário de jogos e orçamento para 2025, tendo em vista acesso às competições organizadas pela CBF e sua premiação.

Para o jogo, o técnico Marcelinho Paraíba deverá fazer apenas uma mudança no time, isso por força maior devido à expulsão do zagueiro João Henrique no duelo com o Globo FC. Wallace Ferreira deverá ser o substituto. A provável formação será Edson, Deyvson, Wallace Ferreira, Gean Carlos e Riquelme; Ramon, Ferrugem e Pedro Chinês; Marcelo Júnior, Léo Bahia e Everton.

Fonte: Tribuna do Norte

×