Saúde

Saiba qual é o tipo de chocolate mais saudável e seus benefícios

O chocolate é um dos doces mais apreciados no mundo inteiro. Seu consumo não está associado apenas à Páscoa, apesar de ter se tornado um símbolo da data. Ele faz parte de diversas sobremesas e há quem não viva sem “um chocolatinho” depois das principais refeições do dia. Quando consumido com moderação, o chocolate pode fazer parte de uma alimentação saudável, mas tem um tipo específico que é mais benéfico para a saúde.

“Os benefícios obtidos com o consumo do chocolate são decorrentes do cacau, que é um alimento que contém flavonoides, substâncias com funções benéficas à saúde”, explica Alexandra Corrêa de Freitas, nutricionista e professora do curso de nutrição da Faculdade Santa Marcelina, à CNN. “Considerando os ingredientes presentes na produção de cada um dos tipos de chocolates, quanto maior a quantidade de cacau, mais benefícios à saúde poderão ser alcançados”, completa.

Mas, afinal, quais são os tipos de chocolate que existem? Essa classificação é feita de acordo com os ingredientes presentes em sua composição, principalmente no que refere à quantidade de cacau. Sendo assim, existem cinco tipos de chocolate:

  • Chocolate ao leite: possui de 25% a 50% de cacau e maior quantidade de outros ingredientes, como açúcar e leite;
  • Chocolate branco: é obtido a partir da mistura de, no mínimo, 20% de sólidos totais de manteiga de cacau com outros ingredientes;
  • Chocolate meio amargo: contém 35 a 50% de cacau e já carrega um pouco de sabor amargo;
  • Chocolate amargo: possui alta porcentagem de cacau, superior a 51%, com um sabor intenso de cacau e maior quantidade de benefícios para a saúde;
  • Chocolate ruby: é feito apenas do grão de cacau Ruby e outros ingredientes usados na fabricação do chocolate ao leite, incluindo líquor de cacau, leite em pó, manteiga de cacau, açúcar e baunilha. É caracterizado por um sabor frutado e intenso.

Diante disso, o chocolate amargo sai na frente na disputa de qual tipo é mais saudável. “Ele tem maior teor de cacau e, consequentemente, maior oferta de flavonoides”, afirma Freitas.

Além disso, o chocolate amargo passa por um menor nível de processamento (aquecimento, torra e fermentação, entre outros processos), o que preserva suas propriedades nutricionais, conforme explica Renata Cristina Taveira Azevedo, nutróloga do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual).

Fonte: CNN Brasil

×