Segurança

Ministro da Justiça fala sobre os problemas da Penitenciária Federal de Mossoró

Na coletiva realizada na sede da Polícia Federal, em Mossoró, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, falou sobre os problemas identificados na Penitenciária Federal. De acordo com ele, as falhas estão sendo corrigidas.

“Todas as medidas de segurança foram intensificadas e estão sendo praticamente renovadas. Os pontos frágeis estão sendo corrigidos, os locais onde existem, por exemplo, paredes de alvenaria que possam eventualmente facilitar a fuga estão sendo reforçados, não só com concreto como também com barras de ferro e outros instrumentos de contenção”, apontou.

O ministro citou ainda um reforço no efetivo da unidade prisional, que registrou a primeira fuga do sistema penitenciário nacional. “Estamos aumentando o contingente dos policiais penais federais. Novos agentes estão sendo recrutados, incorporados ao serviço público. Grande parte dele está vindo aqui para Mossoró”, destacou.

Lewandowski citou ainda a aptidão de Deibson e Rogério para fugas. “São criminosos que tem uma certa técnica de tentar fugas de presídios, tanto que estavam em Mossoró porque foram removidos da prisão no Acre. Eles, tendo em conta até uma certa fragilidade estrutural da Penitenciária Federal de Mossoró, eles conseguiram, enfim, romper as barreiras que existiam. Um trabalho relativamente sofisticado, usar o ferro de construção e se valeram de ferramentas que eram utilizadas na reforma da própria prisão. Isso ainda está sendo investigado com relação às providências tomadas”, comentou.

Ele voltou a falar sobre as ações tomadas desde o dia da fuga, em 14 de fevereiro. “Nós tomamos muitas providências desde o primeiro dia. Primeiro, afastamos toda a direção da prisão. Nós estamos fazendo uma correção, nós retomamos ou aperfeiçoamos ou tornamos mais rígidos os protocolos que são levados a sério nas prisões federais. As revistas diárias foram intensificadas, já determinamos a compra de videocâmeras, sensores de presença e sensor térmico. Vamos iniciar a muralha aqui em Mossoró. Foram canceladas as visitas, os banhos de sol pelo menos temporariamente até que as coisas se esclareçam”, encerrou.

Fonte: Portal da Tropical

×