Saúde

Encefalite: consequência da dengue pode deixar sequelas graves

A dengue pode evoluir para quadros graves, principalmente após a segunda infecção. Diante de um cenário histórico da doença no Brasil — o país já registrou mais de 740 mil casos prováveis da infecção e 151 mortes confirmadas, segundo o Ministério da Saúde — conhecer as complicações decorrentes da dengue é fundamental para buscar ajuda médica de maneira precoce e realizar o tratamento mais adequado.

Uma das complicações mais graves é a encefalite, uma inflamação severa no cérebro que pode ocorrer em decorrência de uma infecção por vírus, como é o caso da dengue. Se não tratada, pode resultar em sequelas motoras e da fala, além de paralisia. Em alguns casos, pode levar ao óbito.

“A encefalite relacionada à dengue pode ocorrer quando o vírus afeta diretamente o cérebro, causando uma resposta inflamatória. Isso acontece devido à capacidade do patógeno atravessar a barreira hematoencefálica, uma proteção que o cérebro tem contra microrganismos”, explica Diogo Haddad, neurologista do Hospital Nove de Julho, à CNN.

“A resposta do sistema imunológico à infecção também pode contribuir para a inflamação do cérebro”, completa o especialista.

A seguir, entenda mais sobre a encefalite, seus sintomas, formas de tratamento e quando ela pode surgir como uma consequência da dengue.

Fonte: CNN Brasil

×