Mundo

Agricultores furiosos protestam com tratores e incêndios na cúpula da UE

Agricultores deslocaram-se a Bruxelas para pressionar uma cúpula de líderes da União Europeia a fazer mais para os ajudar com impostos, custos crescentes e importações baratas, atirando ovos no Parlamento Europeu, provocando incêndios perto dos edifícios e soltando fogos de artifício.

As principais vias de Bruxelas, o coração da União Europeia, foram bloqueadas por cerca de 1.000 tratores, segundo uma estimativa da polícia.

Um trator exibia uma faixa que dizia “Se você ama a terra, apoie aqueles que a administram”, enquanto agricultores da Bélgica e de outros países europeus tentavam fazer-se ouvir pelos líderes da UE que se reuniriam mais tarde.

Outra faixa dizia: “Sem agricultores, sem comida”.

A polícia ficou de guarda atrás das barreiras onde os líderes se reuniriam, a poucos quarteirões do edifício do Parlamento Europeu, onde os tratores estavam estacionados numa praça central.

“Se você vir quantas pessoas estão aqui hoje, e se você vir que está por toda a Europa, então você deve ter esperança. Devemos ter esperança de que essas pessoas vejam que a agricultura é necessária. É a comida”, disse Kevin Bertens, um agricultor dos arredores de Bruxelas.

Os agricultores dizem que não recebem o suficiente, estão sufocados por impostos e regras verdes e enfrentam concorrência desleal do exterior.

Eles já garantiram diversas medidas, incluindo as propostas da Comissão executiva do bloco para limitar as importações agrícolas da Ucrânia e flexibilizar algumas regulamentações ambientais em terras em repouso.

Na França, onde os agricultores protestam há semanas, o governo abandonou os planos para reduzir gradualmente os subsídios ao diesel agrícola e prometeu mais ajuda.

Mas os agricultores dizem que isso não é suficiente e os protestos espalharam-se por países como Bélgica, Itália, Espanha e Portugal.

Fonte: CNN Brasil

×