Saúde

Usar produtos de cabelo em técnicas que aquecem pode fazer mal à saúde

Cientistas das Sociedade Química Americana (ACS) alertam para o risco de problemas de saúde ao misturar as técnicas mais comuns de modelagem térmica (como alisamento e ondulação) com alguns produtos para o cabelo.

Segundo pesquisa publicada na revista Environmental Science & Technology, alguns produtos capilares contêm ingredientes que evaporam facilmente, fazendo com que os usuários inalem substâncias químicas ao aquecer o cabelo, potencialmente causando prejuízos à saúde.

Os pesquisadores estudaram as emissões destes compostos orgânicos voláteis (COV), incluindo siloxanos, que dão brilho e suavizam o cabelo, e avaliaram que o uso desses produtos pode alterar rapidamente a composição do ar em ambiente fechado, enquanto as modelagens térmicas podem aumentar ainda mais os níveis de COV.

Estudos anteriores já examinaram as quantidades de siloxanos liberados em produtos de cuidados pessoais, mas a maioria se concentrou em produtos que são removidos do corpo, como produtos de limpeza para a pele.

Os produtos de cabelo, como cremes ou óleos, podem ter efeitos diferentes. Além disso, a maioria dos estudos anteriores sobre emissões de siloxano não analisou as mudanças em tempo real na composição do ar, que podem ocorrer enquanto as pessoas estão modelando o cabelo.

Os pesquisadores queriam entender com detalhes sobre os VOCs liberados em produtos para o cabelo, especialmente em contextos do mundo real, como banheiros pequenos, onde são normalmente aplicados.

Fonte: CNN Brasil

×