Esporte

Federação desclassifica Mossoró por irregularidade e declara Baraúnas como campeão da segunda divisão do RN

Reviravolta na segunda divisão do Campeonato Potiguar 2023. Após conquistar o título em campo, o Mossoró Esporte Clube foi desclassificado devido a uma irregularidade e, nesta quinta-feira, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol declarou o Baraúnas como novo campeão.

A eliminação se deu devido à inadequação de participação do MEC em competição de futebol profissional após mudança de estatuto em 2013.

A resolução assinada pelo presidente da FNF, José Vanildo, considerou a informação que o Mossoró, “na data de 29 de outubro de 2013, registrou atualização de seu Estatuto Social, que prevê em seu art. 4º ‘… se propõe a praticar em caráter amadorístico as modalidades esportivas: Futebol de Campo…'”.

Com a desclassificação do Mossoró, a FNF declarou o Baraúnas como campeão da segunda divisão. O Leão do Oeste havia sido o segundo colocado na disputa por pontos corridos, com 18 pontos – seis a menos que o MEC. Com isso, o Baraúnas retorna para a primeira divisão do estadual, de onde foi rebaixado em 2018.

Mossoró se manifesta

Em nota, o Mossoró destacou que o clube “está empenhado em apurar os fatos e garantir a transparência e a integridade do campeonato. Levamos todas as denúncias a sério e estamos trabalhando em conjunto com a Federação para investigar o ocorrido”.

“Reforçamos nosso compromisso com o fair play e a ética esportiva. O Mossoró Esporte Clube sempre prezou pela honestidade e pelo respeito às regras do jogo. Caso seja comprovada qualquer irregularidade, tomaremos as medidas necessárias para corrigir a situação e garantir a justiça esportiva”, destacou o comunicado.

Fonte: Portal GE RN

×