Política

Deputados protocolam ao menos 10 projetos para oferta de água em eventos após morte em show de Taylor Swift

A Câmara dos Deputados já conta com ao menos 10 projetos de lei protocolados desde sábado (18) que tratam sobre a oferta de água em shows e outros eventos.

A enxurrada de textos de deputados federais acontece após a morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, na apresentação da cantora americana Taylor Swift na última sexta-feira (17), no Rio de Janeiro. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória no início do show.

Fãs que estavam presentes no evento, realizado no Estádio Nilton Santos, também conhecido como Engenhão, reclamaram do forte calor e da dificuldade de conseguir água potável dentro do local. O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, acompanha o caso.

Os dez projetos protocolados na Câmara desde então buscam, de alguma maneira, garantir o fornecimento fácil de água aos públicos de eventos de grande porte.

Alguns deles estabelecem a obrigatoriedade de disponibilização de estações de hidratação ou do fornecimento de água em eventos públicos. Outros pretendem obrigar que as pessoas possam entrar nos shows com água para consumo individual.

Todos os textos têm como base o ocorrido no show de sexta-feira da Taylor Swift no Rio. Um dos projetos, inclusive, sugere que a lei sobre o assunto se chame “Lei Ana Benevides”.

Após os problemas, o governo federal permitiu a entrada de garrafas de água de uso pessoal, “em material adequado”, em espetáculos e determinou que as empresas produtoras de eventos com alta exposição ao calor devem disponibilizar água potável gratuita em ilhas de hidratação de fácil acesso.

Até o momento, nenhum projeto de lei relacionado ao assunto foi protocolado no Senado nos últimos dias, aponta o sistema da Casa.

Fonte: CNN Brasil

×