Saúde

Primeiro transplante total de olho e parcial de rosto do mundo acontece nos EUA

Foi um momento que Meagan James nunca esperava testemunhar. Uma equipe cirúrgica da NYU Langone Health, em Nova York, realizou o primeiro transplante de olho inteiro bem sucedido do mundo em uma pessoa viva: seu marido, Aaron James.

Depois que um acidente de trabalho levou à perda do olho esquerdo e de parte do rosto, Aaron recebeu uma nova janela para sua alma, bem como um transplante parcial de rosto.

Quando Meagan olhou pela primeira vez no novo olho do marido, ela percebeu o inchaço pós-operatório e viu que o olho era castanho. Aaron naturalmente tem olhos azuis. Ela também viu o novo nariz, lábios e bochecha, que já tinha alguma barba crescendo. Ela viu um rosto cheio de gratidão e foi aí que a emoção se instalou.

Ela estava feliz por seu marido, com quem está casada há 20 anos. “Foi uma sensação louca, ótima, estranha e feliz, um êxtase”, disse Meagan. “Fiquei muito feliz por ele ter sobrevivido e tudo estava bem no momento”.

Naquele dia, no final de maio, uma equipe de mais de 140 cirurgiões da NYU Langone Health concluiu o procedimento de transplante de Aaron, que durou cerca de 21 horas. A cirurgia incluiu o transplante de todo o olho esquerdo e partes da face de um único doador. Foi uma novidade médica.

O olho de Aaron agora mostra sinais “notáveis” de saúde, de acordo com sua equipe médica. Embora ele não consiga ver com o olho, ele continua esperançoso de que a visão possa surgir com o tempo – e que seu procedimento, o primeiro desse tipo, possa ajudar no avanço da medicina de transplante.

“Essa é realmente minha maior esperança”, disse Aaron. “Se eu conseguir enxergar, ótimo. Mas se isso der início ao próximo caminho na área médica, então sou totalmente a favor”.

Fonte: CNN Brasil

×