Brasil

Estado de SP tem 2,5 milhões de imóveis sem energia neste sábado

Governo paulista diz que pressiona as concessionárias a agilizarem retomada dos serviços, especialmente em hospitais e serviços de emergência. 84 das 308 escolas onde será realizado o Enem estão sem energia. Previsão da Enel é a de que 100% do serviço seja retomado apenas na terça (7).

O estado de São Paulo tem na tarde deste sábado (4) ao menos 2,5 milhões de imóveis sem energia elétrica após os temporais que atingiram várias cidades do estado nesta sexta-feira (3), segundo o governo paulista. A previsão da Enel, companhia que atende a região metropolitana de São Paulo, é a de que o serviço seja totalmente retomado somente na terça-feira (7).

A maior parte das residências sem luz, 84%, está na área de concessão da empresa Enel, onde 2,1 milhões de pessoas ainda não tiveram a energia restabelecida, de acordo com informações do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A empresa italiana é responsável pelo fornecimento de energia na capital paulista e na Região Metropolitana, onde moradores reclamam que estão há quase 24h sem luz.

De acordo com a Enel, na cidade de São Paulo, 1,4 milhão de clientes ficaram sem luz, e a companhia restabeleceu a energia em 400 mil imóveis.

“Estamos atuando sem medir esforço. A prioridade de reestabelecimento é recuperar, primeiramente, hospitais eletrodependentes. Estamos cuidando juntos também do evento importante que vai acontecer amanhã, que é o Enem. Estamos fazendo de tudo para que ele possa acontecer sem nenhum desserviço”, disse em coletiva de imprensa o diretor de operação da Enel, Vincenzo Ruotolo.

A segunda área com mais pessoas no escuro é da concessionária CPFL, onde ao menos 400 mil pessoas estão no escuro. A empresa atende 27 municípios do interior e litoral do estado, como Campinas, Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, por exemplo.

A única área onde a energia foi totalmente estabelecida no estado foi a da Distribuidora EDP, que atua em 28 municípios nas regiões do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O governo paulista diz que está pressionando as concessionárias a agilizarem o trabalho de retomada dos serviços nessas áreas, especialmente em locais onde estão hospitais e serviços públicos de urgência e emergência.

O Palácio dos Bandeirantes acredita que em algumas áreas do estado o fornecimento de energia só será 100% retomado em alguns dias, em virtude dos estragos gerados pelo temporal que matou ao menos seis pessoas no estados.

Fonte: Portal G1

×