Mundo

Nova onda de antissemitismo ameaça afetar o mundo já instável

A história está dando avisos ao mundo. As explosões de antissemitismo têm sido, muitas vezes, prenúncios de sociedades em sérios problemas e presságios de que o extremismo e violência são iminentes.

Assim, a onda de ódio global dirigida aos judeus – intensificada pela resposta indiscriminada de Israel à Faixa de Gaza pelos assassinatos terroristas de civis israelenses pelo Hamas, em 7 de outubro – não deve ser vista apenas como uma reação ao Oriente Médio, que mais uma vez caiu na guerra.

O antissemitismo recente é também um reflexo das forças destrutivas que assolam as sociedades americanas e da Europa Ocidental, onde a estabilidade e a democracia já estão sob pressão.

Os ataques do Hamas – que deixou milhares de israelenses mortos, a maioria civis – iniciaram uma sequência de acontecimentos que deixaram o povo judeu em todo o mundo sentindo-se ameaçado.

E, agora que o governo israelense procurou vingança com ataques aéreos e operações em Gaza contra o Hamas, as cenas de carnificina nas comunidades palestinas ameaçam drenar ainda mais a simpatia pública por Israel no estrangeiro e, em alguns casos, contribuem para uma atmosfera de risco agravar o assédio contra Israel e o povo judeu.

Saiba mais aqui

Fonte: CNN Brasil

×