Saúde

Outubro Rosa: Saúde de Macaíba leva atendimentos em ginecologia e mastologia para unidades básicas

A Prefeitura Municipal de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está realizando consultas com mastologista e ginecologista em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), em alusão a campanha do Outubro Rosa. As consultas com mastologistas são realizadas também na Policlínica Doutor Luiz Faustino da Costa. Desde junho de 2022, quando a Policlínica foi inaugurada até a primeira quinzena de outubro deste ano, foram realizadas 1.743 consultas nesta especialidade.

De acordo com o secretário de Saúde, Júnior Rêgo, o objetivo da gestão é melhorar a saúde da mulher com atendimentos especializados. “Como estamos realizando ações voltadas para o Outubro Rosa, que tem foco na prevenção no câncer mama, vamos iniciar esses atendimentos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das mulheres de Macaíba”, disse.

O secretário de Saúde informou que as quatro unidades polos para realizarem essas consultas foram escolhidas de acordo com a demanda existente. “Nesse primeiro momento escolhemos as unidades que apresentaram o maior número de mulheres com idade e necessidade de passar por médicos especialista, para uma avaliação mais efetiva, principalmente as mulheres que já têm histórico familiar ou que já tiveram algum diagnóstico positivo”.

Os atendimentos serão realizados da seguinte forma: dia 19 de outubro, consulta com ginecologista de manhã na UBS de Magabeira e a tarde na UBS da Vila São José; no dia 20 de outubro, consulta com mastologista de manhã na UBS de Traíras e de tarde na UBS Potengi; no dia 23 de outubro, atendimento da saúde da mulher no Caps AD; no dia 26 de outubro atendimento ginecológico de manhã na UBS Villar e a tarde no Campo das Mangueiras. O encerramento das atividades será no dia 31 de outubro com uma caminhada saindo da Praça Augusto Severo.

Júnior Rêgo disse ainda que a SMS vai fazer uma avaliação, para manter a ida do especialista as unidades. “A ideia é que o especialista atenda junto com o profissional médico generalista, e que se consiga perceber a importância do atendimento dentro do próprio território”, finalizou.

Fonte: Assecom PMM

×