Saúde

Ingestão de água, frutas, legumes e verduras ajuda a evitar desidratação durante o calor

O mês de setembro é considerado o mais quente do ano, segundo dados do Instituto de Meteorologia do Amapá (IEPA).

E para enfrentar essa alta temperatura de forma saudável, é necessário cuidar principalmente da alimentação e evitar uma desidratação. Alimentos que possuem maior concentração de água são os mais recomendáveis, isso inclui a ingestão de água, frutas, legumes e verduras na rotina pessoal.

O nutricionista Diego Yoshio explica que o consumo de frutas, verduras, legumes e vegetais in natura, é uma ótima maneira de manter-se hidratado, já que esses alimentos são compostos por alto percentual de água. “Auxiliam além de fornecer fibra, vitaminas e alguns minerais que podem atuar na manutenção da hidratação como o potássio e sódio, diz”.

O que evitar:

É importante evitar alimentos secos em excesso. Como: farinha, farofa, torradas, biscoitos e etc, e também alimentos e bebidas diuréticas, como as alcoólicas em geral, energéticos, café e derivados.

Se tiver exposição ao calor com perda excessiva de água, é importante repor também os eletrólitos, com água de côco ou bebida de reposição hidroeletrolítica.

Ingestão de água:

A recomendação de ingestão de água para pessoas não praticantes de exercício, é de 35mL para cada kg de peso corporal. Ou seja, uma pessoa de 70kg deve tomar (70 x 35mL) = 2,45 litros de água todos os dias, de maneira fracionada e de preferência longe das refeições.

Já praticantes de exercício físico, devem consumir 40mL por kg de peso corporal, ou seja, uma pessoa de 70kg, deve consumir (70 x 40ml) = 2,8 litros de água por dia.

“A água faz parte da composição de todos os organismos vivos e em seres humanos ela representa cerca de 60% do peso total do corpo de um adulto e quase 80% do corpo de uma criança. Quase todas as vias bioquímicas, hormonais, digestivas, sensoriais e etc, são dependentes da água para seu funcionamento correto”, orienta o nutricionista.

  1. Melancia

Logo na primeira mordida já dá para perceber que a melancia é cheia de água – precisamente 92%, com 31 calorias a cada 100g da fruta. Além de água, a melancia também possui vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que protegem a visão e a pele, previnem infecções e combatem radicais livres. Cálcio, ferro e fósforo estão no time de minerais presentes na fruta: o primeiro fortalece nossos ossos, os últimos melhoram nossas funções cognitivas. Outra forma de consumo é em sucos, sem a necessidade de açúcar ou adoçante.

  1. Abacaxi

Com 48 calorias e 87% de água em 100g, o abacaxi é composto por vitamina C, ácido málico e bromelina, sendo que este último auxilia na digestão.

  1. Morango

100g de morangos têm 92% de água em sua composição, 30 calorias e podem acompanhar desde a salada até o bolo no café da tarde. A fruta contém ácido elágico, que evita danos nas células, auxiliando na prevenção do câncer. O morango também possui também fisetina, um nutriente muito importante para a memória, além de fósforo, potássio e magnésio – nutrientes essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso central.

  1. Repolho

O repolho, além de ter 93% de água e 15 calorias em uma xícara, também é rico em potássio.

  1. Alface

Você pode completar sua salada com folhas que também possuem muita água. Das folhas, a que mais hidrata é a alface. Uma xícara tem 96% de água e apenas 10 calorias.

  1. Pepino

O pepino tem 17 calorias a cada 100g e é composto 96% de água. Para aproveitar melhor esse benefício o ideal é consumi-lo cru, na salada ou sozinho. Esse alimento possui nutrientes como potássio (aliado contra hipertensão) e vitamina C, que fortalece nosso sistema imunológico. Possui também fibras, que são importantes para um bom funcionamento intestinal.

  1. Abobrinha

Apresenta uma grande quantidade de água (95%) em sua composição, sendo também rica em vitamina B3, que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol. Recentes pesquisas mostraram que essa vitamina pode inclusive elevar os níveis de colesterol bom. É comum cozinhar a abobrinha antes de comer, o que acaba retirando boa parte da água desse alimento. Se a intenção for hidratar, prefira consumi-lo cru, ralado ou fatiado na salada.

Fonte: G1

×