
❄️ O inverno começa oficialmente neste domingo (21) com um retrato dos contrastes climáticos do Brasil. Enquanto o Sul terá manhã gelada, com possibilidade de geada no Rio Grande do Sul e temperaturas próximas de 2°C, áreas do Norte e do Centro-Oeste podem registrar calor de até 37°C.
Entre esses extremos, a frente fria que provocou temporais nos últimos dias perde força e deixa o tempo mais estável no Sul e no Sudeste.
No Sul, uma massa de ar frio continua atuando e mantém o amanhecer gelado. Há possibilidade de geada isolada no sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas mínimas podem ficar entre 2°C e 4°C. Segundo a Climatempo, ao longo do dia, o céu varia entre poucas nuvens e períodos de maior nebulosidade, mas sem previsão de chuva significativa na maior parte da região.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/y/5/sahbjDT5meyTjnf1lodQ/termometros-despencam-e-serra-de-sc-tem-amanhecer-mais-frio-do-ano-com-minima-de-6-7degc.jpeg)
Termômetros despencam e Serra de SC. — Foto: Dionata Costa/Prefeitura de São Joaquim
No Sudeste, o sistema de baixa pressão responsável pelas instabilidades dos últimos dias se afasta para o oceano, favorecendo a estabilização do tempo. Ainda assim, a presença de umidade residual pode provocar chuva fraca e isolada em alguns pontos, especialmente no litoral e em áreas próximas da costa.
Em São Paulo, as temperaturas caem em relação aos últimos dias, com mínimas entre 7°C e 11°C em várias regiões do estado. Durante a tarde, os termômetros devem variar entre 20°C e 24°C. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as mínimas ficam entre 16°C e 19°C, enquanto Minas Gerais terá amanhecer entre 12°C e 15°C na maior parte do estado.
Sul segue sob influência do ar frio
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/r/r/ipsTmuT8uDgZe2Vr6Czw/g1.jpg)
Rio Grande do Sul enfrenta onda de frio — Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
A massa de ar polar mantém as temperaturas baixas nos três estados da região. No Rio Grande do Sul, as máximas não devem passar dos 17°C. Em Santa Catarina e no Paraná, os termômetros podem chegar aos 18°C ou 20°C durante a tarde.
Apesar do aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia, não há expectativa de chuva expressiva. A próxima frente fria deve avançar pela região apenas na segunda-feira (22).
Centro-Oeste terá tempo estável
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/O/c/B2OLIwRHGMOGTArtw6SQ/canva-2026-06-08t081648.671.png)
No Centro-Oeste, a chuva fica restrita ao noroeste de Mato Grosso. Nas demais áreas, incluindo Mato Grosso do Sul (foto), o domingo será de tempo firme. — Foto: Mirian Machado, g1 MS
🌤️ No Centro-Oeste, a chuva perde força e fica restrita ao noroeste de Mato Grosso. Nas demais áreas, incluindo Goiás, Distrito Federal e grande parte de Mato Grosso do Sul, o domingo será de tempo firme.
Fonte Globo.com



