Economia

Com 85% de ocupação e festas no Réveillon, Natal aquece setor turístico e movimenta a economia local

O Réveillon em Ponta Negra promete atrair milhares de visitantes, com uma programação de cinco dias de festas e shows na nova faixa de areia engordada, que começa no dia 27 de dezembro. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas visitem diariamente o local, fortalecendo o setor turístico e impulsionando a economia local. Em paralelo, o setor hoteleiro também vive um momento de recuperação, com uma média de 77% de ocupação, e alguns hotéis já registrando 85%. Para Grace Gosson, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS/RN), o cenário positivo reflete o otimismo crescente dos empresários, apesar dos desafios econômicos que o setor ainda enfrenta.

O ano novo em Ponta Negra promete ser um grande evento, com cinco dias de festas e shows na nova faixa de areia engordada. De acordo com Gosson, a expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas visitem o local diariamente, o que não só promove a cultura local, mas também fortalece o setor turístico e impulsiona a economia da cidade, gerando novas oportunidades de negócios. “Durante o Réveillon, teremos cinco dias de festa na faixa de areia engordada, com uma série de shows programados pela prefeitura de 27 a 31 de dezembro. A expectativa é de que cerca de 30 mil pessoas visitem diariamente a nossa faixa de areia em Ponta Negra, o que reforça a perspectiva de aumento de turistas e uma melhoria na movimentação da economia local”, descreveu Grace.

Na análise da presidente do SHRBS, o setor hoteleiro está experimentando um crescimento notável, com estimativas de ocupação que indicam uma recuperação substancial. Dados da ABIH e ImproTur apontam uma média de 77% de ocupação, com alguns estabelecimentos alcançando 85%. Gosson esclareceu que esse cenário positivo demonstra a confiança e o otimismo dos empresários do setor, apesar dos desafios econômicos enfrentados. “De acordo com estimativas de hotéis, com base nos dados enviados à BIH e à ImproTur, a ocupação chega a cerca de 77%. No entanto, alguns hotéis já estão registrando índices de até 85% de ocupação, o que reflete um otimismo crescente no setor”, afirmou Grace.

Com a engorda de Ponta Negra e os shows gratuitos na praia, a expectativa é que o turismo, comércio e serviços sejam os grandes destaques da economia potiguar no fim de ano. Gosson esclareceu que, com a demanda, há a previsão de crescimento na economia local. Ao gerar empregos e aumentar a renda, essas atividades não só fortalecem a economia, mas também melhoram o poder de compra da população, criando um ciclo virtuoso de crescimento. “Esses setores têm um impacto direto na economia local. Os hotéis beneficiam os restaurantes, que, por sua vez, geram oportunidades para vendedores ambulantes, como o vendedor de coco. Toda essa cadeia econômica contribui para o crescimento da cidade, gerando mais empregos e aumentando a renda. Com isso, o poder de compra da população também melhora, e a cidade se desenvolve de forma mais equilibrada”, disse a presidente.

Para ela, o crescimento da cidade está ligado a essa “cadeia econômica” dos setores. Ao integrar e fortalecer diversas áreas da economia local, Gosson afirmou que essas atividades colaboram para o crescimento sustentável da cidade, promovendo melhorias que beneficiam toda a população natalense.

Apesar do cenário otimista, o setor hoteleiro enfrenta desafios, especialmente com a crescente concorrência de destinos como João Pessoa e Maceió. De acordo com Grace Gosson, para se manter competitivo, é fundamental que haja inovação constante, especialmente na área de infraestrutura, que precisa acompanhar a demanda e as expectativas dos turistas. “Contudo, existem desafios consideráveis à frente, especialmente no próximo ano e nos subsequentes. Perdemos espaço para destinos concorrentes, como João Pessoa e Maceió, e isso exige de nós uma constante inovação, especialmente em infraestrutura”, declarou a presidente do SHRBS.

Gosson ressaltou que a obra de engorda da praia em Ponta Negra surge como uma grande oportunidade para revitalizar a área e atrair mais turistas. Com o aumento da infraestrutura e novos atrativos, a expectativa é que a região se torne ainda mais um polo de interesse para os visitantes, contribuindo para o fortalecimento do turismo local. “Nesse sentido, a obra da engorda da praia tem se mostrado extremamente oportuna, trazendo uma nova perspectiva para a área”, destacou a representante da entidade.

A presidente da SHRBS destacou a abrangência da entidade, que vai muito além dos setores tradicionais da hotelaria. Com uma vasta gama de segmentos econômicos, Gosson descreveu como cada um deles desempenha um papel crucial na dinâmica do mercado local, o que torna o trabalho do sindicado ainda mais importante. “A nossa responsabilidade abrange diversos setores econômicos, como hotéis, restaurantes, bares e similares, além da cadeia de eventos, casas de recepção, motéis, sorveterias e até food trucks. É uma grande diversidade de segmentos, o que torna o trabalho ainda mais interessante”, afirmou Gosson.

Fonte Tribuna do Norte

×