RN

Foguete com cartas de estudantes é lançado ao espaço na Barreira do Inferno, em Parnamirim

Um foguete com mais de mil cartas de estudantes de escolas públicas foi lançado ao espaço nesta sexta-feira 29 no Centro da Barreira do Inferno, em Parnamirim. O lançamento ocorreu às 13h19 e foi o primeiro realizado na base após uma pausa de 13 anos. 

O foguete, com 8 metros de comprimento e 1,5 tonelada (sendo 900 quilos de combustível), é capaz de atingir uma altitude de 150 km em cerca de 3 minutos. Com tecnologia nacional, o tempo total de voo é de aproximadamente seis minutos. Por ser um foguete suborbital, ele chega ao espaço, mas não permanece lá por muito tempo. Quando retorna, cai no mar.

lançamento integra a Operação Potiguar, que envolve cerca de 300 pessoas, entre militares e civis. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), esta é a primeira fase da operação, cujo objetivo principal é testar as capacidades operacionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.

Cartas de alunos

foguete vai levar ao espaço cerca de mil cartas escritas por alunos da rede pública de ensino de Natal, Parnamirim, São José de Mipibu e João Câmara. As mensagens têm como tema central o futuro e voltarão à Terra depois de cruzar a atmosfera e ficarão depositadas no Oceano Atlântico.

A ação foi idealizada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da FAB, e coordenada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), e tem como ponto de partida o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

As cartas foram inseridas no foguete durante uma cerimônia realizada no Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo, na última quinta-feira 21.

Fonte Agora Rn

×