MDB, União Brasil e PSD encerram 2024 como os partidos mais fortalecidos no RN
Das 167 prefeituras municipais no Rio Grande do Norte, 94 serão administradas por gestores filiados a MDB, União Brasil ou PSD a partir de 1º de janeiro de 2025, o que representa 56,3% dos municípios potiguares. Nestas eleições municipais, o MDB foi a legenda que conquistou o maior número de prefeituras municipais, elegendo 45 prefeitos e 30 vice-prefeitos no Estado.
O total significa um aumento de 15,38% no total de prefeituras conquistadas este ano em comparação a 2020, quando a sigla elegeu 39 prefeitos. Entre os municípios conquistados pelo MDB, estão importantes cidades polo como Apodi, Canguaretama, Ielmo Marinho, Lages, Monte Alegre, Nova Cruz, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e São José de Campestre.
Ex-senador José Agripino Maia, líder do União Brasil no RN, ao lado de correligionários como Paulinho Freire (Natal), Allyson Bezerra (Mossoró) e Kátia Pires (Parnamirim). Foto: Reprodução
Segundo partido que mais conquistou prefeituras potiguares neste pleito, o União Brasil elegeu 28 prefeitos, incluindo os dois maiores colégios eleitorais do Estado: Natal, com a eleição de Paulinho Freire e Mossoró, com a reeleição de Allyson Bezerra. A legenda ainda levou a vice-prefeitura de Parnamirim, 3º maior colégio eleitoral do RN.
O terceiro partido que elegeu mais prefeitos no Estado nestas eleições foi o PSD, com 21 prefeituras. A legenda conquistou cidades importantes na Região Metropolitana de Natal, como São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, São José de Mipibu e Maxaranguape, além de cidades polo como Pau dos Ferros, São Miguel do Gostoso, Tangará e Touros.O PP, comandado no Estado pelo deputado federal João Maia, conquistou 20 prefeituras municipais neste pleito, um aumento de 53,8% em relação às eleições de 2020. Entre elas, Macaíba, Goianinha, Alto do Rodrigues, Serra do Mel, Felipe Guerra, Itajá, Messias Targino, Umarizal e Upanema. “Crescemos, nos fortalecemos e nos consolidamos como uma das principais forças políticas do RN”, comemorou.
Redução. Já o PL, apesar de ter conquistado 18 prefeituras neste pleito, amargou redução de 10% no número de prefeitos eleitos em relação às eleições de 2020. Dirigido no RN pelo senador Rogério Marinho, que articulou as campanhas visando fortalecer a sigla para 2026, o PL foi derrotado em Mossoró, Parnamirim e Santa Cruz, mas conquistou cidades como Extremoz, Nísia Floresta, Ipanguaçu e Carnaubais
Mesma situação aconteceu com o PSDB, que conquistou 15 prefeituras este ano, ou seja, 51,6% menos que em 2020. Apesar disso, a legenda administrada no RN pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira, ganhou em cidades importantes como Caicó, João Câmara, Guamaré, Jucurutu, Parelhas e Caraúbas.
Demais partidos. Com sete prefeitos eleitos este ano, o PT é o sétimo partido com o maior número de prefeituras conquistadas no RN. O número representa um aumento de 133,3% em relação ao pleito de 2020, quando a legenda fez apenas três prefeitos.
Apesar de ter perdido para o União Brasil em Natal, a legenda viu siglas aliadas conquistarem muitos municípios neste pleito, como o MDB e o PSDB.
O Podemos, que em 2020 não conseguiu eleger nenhum prefeito, conquistou seis prefeituras neste pleito. O Republicanos fez quatro prefeitos, uma redução de 63,6% no número de municípios conquistados no pleito passado. Já os partidos PDT, PSB e o Solidariedade conquistaram uma prefeitura municipal, cada.
Desempenho eleitoral reforça crescimento dos partidos no RN
Para Walter Alves, presidente estadual do MDB e vice-governador do RN, o desempenho da sigla este ano reafirma a confiança da população nas propostas do partido. “Esse resultado reflete o trabalho que o MDB vem realizando ao longo dos últimos anos, sempre em busca do desenvolvimento de nossos municípios e da melhoria da qualidade de vida da nossa gente. Estamos muito felizes com a confiança renovada dos eleitores”, disse.
Presidente estadual do União Brasil, o ex-senador José Agripino Maia comemorou o resultado e afirmou que Paulinho Freire venceu em Natal devido à união de forças de vários partidos da direita, que o fortaleceu para o pleito. “O conjunto de partidos que nós conseguimos reunir, e o mérito é de Paulinho.
Paulinho foi o costurador disso tudo, dessas alianças. É que fez com que o candidato do União Brasil tivesse o maior tempo de rádio e televisão. Nós montamos uma constelação de partidos importante”.
A presidente estadual do PSD, senadora Zenaide Maia afirmou que “os resultados do PSD nas eleições foram positivos e me trouxeram muitas alegrias. Fiquei feliz em estarmos entre os 10 estados brasileiros, onde o PSD se destacou, principalmente porque na Grande Natal, três grandes colégios eleitorais elegeram prefeitos, como São Gonçalo do Amarante, Ceará Mirim e São José de Mipibu”.
Fonte Agora RN