Macaíba

Prefeitura de Macaíba expande atendimento de fisioterapia e já são três unidades de saúde com o serviço, além do Centro de Reabilitação

Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando atendimento de fisioterapia na Unidade Básica de Saúde de As Marias. Com essa, já são três UBS com atendimento de fisioterapia (também tem Traíras e Campestre), além do Centro Municipal de Reabilitação José Vicente da Silva. A nova sala de fisioterapia realiza atendimento às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 15h, e na quintas-feiras das 8h às 12h, em pacientes das comunidades As Marias, Cajazeiras, Lagoa dos Cavalos e região com necessidades de fisioterapia traumato-ortopédica, neurofuncional, esportiva, neuropediátrica, em reumatologia, em gerontologia e pós-cirúrgicas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Júnior Rêgo, o município de Macaíba atende mais de 600 pacientes de fisioterapia por semana. “Com a instalação de mais essa sala de fisioterapia, ampliamos o atendimento no município e facilitamos o acesso das pessoas dessas localidades ao tratamento. A expansão da reabilitação é um projeto que já está sendo colocado em prática, e a princípio vamos iniciar pelas unidades- polo, para que o paciente faça o tratamento na sua área de abrangência,”, disse o gestor da pasta.

De acordo com a fisioterapeuta Mayara Rodrigues, estão sendo atendidos 40 pacientes na UBS As Marias, sendo de 10 a 12 pacientes por dia, que fazem até duas sessões por semana, dependendo do quadro clínico. Segundo ela, a implementação do serviço de fisioterapia na unidade tem sido recebida de forma extremamente positiva pelos pacientes. “A proximidade do atendimento, agora disponível na própria comunidade, facilita o acesso e promove uma maior adesão ao tratamento. Muitos pacientes têm elogiado a conveniência de poderem cuidar de sua saúde física sem a necessidade de longos deslocamentos e receber um acompanhamento contínuo e personalizado dentro da UBS contribui significativamente para a recuperação e o bem-estar deles”, disse a fisioterapeuta.

A paciente Mércia Silva, moradora da comunidade As Marias, estava fazendo fisioterapia para dores no ombro, bursite. Para a paciente, o início da fisioterapia na comunidade foi de grande ajuda para a região. “Faz bastante tempo que eu preciso de fisioterapia e não conseguia porque tinha que ir para a cidade e não conseguia. Eu sentia muita dor tanto no ombro e na coluna, fiquei até sem andar. Agora estou fazendo o tratamento toda a semana, melhorei minha qualidade de vida mais de 80%. Foi uma das melhores coisas que aconteceu foi trazer a fisioterapia para a UBS, não só para mim, mais para todas as comunidades vizinhas”, afirmou.

×