Marina Silva diz que incêndios em SP são ‘atípicos’, e PF abre inquéritos para investigar queimadas
Foto: Reprodução
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou neste domingo (25) que os incêndios registrados no interior de São Paulo são atípicos e precisam ser investigados. Segundo Marina, há queimadas no interior paulista, no Pantanal e na Amazônia. A Polícia Federal abriu dois inquéritos para apurar as causas das queimadas em São Paulo.
O tempo seco e o vento contribuíram para que diferentes cidades do país amanhecessem cobertas por fumaça.
“Tem uma situação atípica. Você começa a ter em uma semana, praticamente em dois dias, vários municípios queimando ao mesmo tempo. Isso não faz parte da nossa curva de experiência na nossa trajetória de tantos anos de abordagem do fogo”, disse Marina.
“Do mesmo jeito que nós tivemos o ‘dia do fogo’, há uma forte suspeita de que agora esteja acontecendo de novo”, afirmou.
O “dia do fogo”, mencionado pela ministra, foi marcado por uma série de incêndios criminosos em agosto de 2019 no Pará.
“Em São Paulo não é natural, em hipótese alguma, que, em poucos dias, você tenha tantas frentes de incêndio envolvendo concomitantemente vários municípios. Mas obviamente isso aí são as investigações que vão dizer”, afirmou a ministra.
A Polícia Federal abriu dois inquéritos para apurar as causas das queimadas no interior paulista. A competência federal para investigar esses incêndios foi justificada pelo prejuízo causado ao funcionamento dos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
Fonte: Portal g1