Macaíba

Primeiro centro especializado em terapia ABA da rede pública do RN é inaugurado em Macaíba

Em uma tarde emocionante, o ABA Macaíba – Reabilitação, o primeiro centro de terapia da rede pública no RN especializado nesta terapia, foi inaugurado, nesta sexta-feira (19). Especializada no tratamento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), a clínica é uma iniciativa da Prefeitura de Macaíba e passará a integrar a rede municipal de serviços especializados em saúde para o público macaibense.

A terapia ABA promove a autonomia e aborda os comportamentos importantes para a vida social das pessoas atípicas e é realizada com equipe multiprofissional composta por fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, neuropedagogia, pedagogia, psicomotricidade, fisioterapia e terapia ocupacional.

O centro está localizado na rua Teodomiro Garcia, no antigo Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca (Posto da Maré), ao lado da Creche Câmara Cascudo, que passou por uma reforma no valor de aproximadamente R$ 400 mil para a adequação do espaço. O ABA Macaíba possui área total de 195 m², com recepção, dois consultórios, sala de terapias ABA, banheiros feminino e masculino, administração, banheiro para funcionários, copa e depósito de material de limpeza.

Vários profissionais de referência, autoridades, representantes de associações e mães atípicas marcaram presença na ocasião e se expressaram. “Essa inauguração é muito importante para o município. Atendo muitas crianças de Macaíba. Faço parte do Instituto Santos Dumont e é muito importante que novos centros de estimulação surjam para acrescentar esse apoio às crianças e às famílias. Parabéns!”, explanou a neuropediatra Celina Reis, representando o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi.

“Agradeço à toda a equipe da gestão por estar nos proporcionando esse centro de reabilitação. O motivo desse centro ser tão importante é que por trás de cada mãe e de cada filho, existe uma luta gigantesca. Hoje, a gente está vivendo um sonho. A terapia ABA em si é importante na nossa vida. Macaíba está sendo referência.”, relatou emocionada Kalyana Lourenço, representando as famílias atípicas.

“Para mim, é um prazer imenso estar participando da inauguração desse centro de reabilitação, porque eu sei as dificuldades de todos os dias das mães que não têm onde atender seus filhos.”, declarou Rosinaide Fonseca, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do RN (APAARN).

Em Macaíba, o fluxo para o atendimento será realizado a partir do laudo de especialistas (pediatra, neuropediatra, psiquiatra) para tratamento com a terapia ABA em pacientes com idade de 02 à 12 anos; a marcação da primeira consulta deve ser autorizada na Central de Regulação de Macaíba, portando o cartão SUS, comprovante de residência, laudo e prescrição médica, comprovação de matrícula escolar no município. Após isso, é iniciado a intervenção em ABA com o processo terapêutico com a equipe multiprofissional.

A rede municipal de saúde de Macaíba vem se qualificando para atender a demanda das crianças com TEA, desde as equipes da atenção básica para identificação de principais sinais para encaminhamento à rede especializada; consulta especializada em pediatria e neuropediatria (este com ampliação do número mensal de consultas de 36 para 80, em maio, e para 120, a partir de agosto); atendimento em fonoaudiologia e psicologia; terapia ocupacional no Centro Municipal de Reabilitação; financiamento do CER Anita Garibaldi para realização de terapias com ampliação, desde maio deste ano, de 20% dos atendimentos para crianças até os 5 anos; esportes adaptados em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e transporte das crianças que fazem acompanhamento em Natal.

Imagens: Geraldo Neto e Edeilson Morais

×