Processo de translado de Henrique Castriciano para Macaíba é concluído
Na tarde da última sexta-feira (05/04), foi realizada a solenidade comemorativa ao processo de conclusão do translado dos restos mortais de Henrique Castriciano de Souza. Várias autoridades e populares prestigiaram o acontecimento, na Igreja Católica Matriz de Macaíba, local onde o ilustre macaibense repousará ao lado de sua irmã, também ilustre vulto histórico macaibense, a poetisa Auta Henriqueta de Souza.
A iniciativa de trazer os restos mortais de Henrique Castriciano partiu do jurista Dr. Armando Holanda, logo após a vinda dos de Augusto Severo diretamente do cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, para um mausoléu no Museu Solar Ferreiro Torto, ocorrida durante as celebrações do aniversário de 146 anos de emancipação política da cidade, relatou o secretário municipal de Cultura e Turismo de Macaíba, Sérgio Nascimento.
Após o jurista procurar a representação da pasta da Cultura e Turismo, foi feito o diálogo com a Paróquia de Macaíba para que o Henrique ficasse ao lado de sua irmã. Os procedimentos referentes à exumação e translado foram de incumbência do idealizador. O vulto histórico macaibense estava sepultado no cemitério do bairro Alecrim, em Natal.
“Trazer mais esse grande personagem da história de Macaíba é mais um exemplo dessa valorização não só da história, mas também da cultura da nossa cidade, pois foram nossos grandes representantes e merecem ser preservados em nossa memória. Quem vier à Macaíba hoje em dia, poderá visitar os locais onde estão Henrique Castriciano, Auta de Souza, Fabrício Gomes Pedroza, Augusto Severo, que nasceram aqui e retornaram para a cidade que tanto defenderam.”, descreveu Nascimento.
No ensejo da solenidade, estiveram presentes: o prefeito Emídio Júnior; o ex-prefeito Valério Mesquita; o jurista Armando Holanda; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Sérgio Nascimento; professor e historiador, Coquinho; Dr. Cícero Macedo; o 138° Grupo Escoteiro Augusto Severo; Pároco Municipal, monsenhor Sílvio Brito; professores e alunos da Escola Estadual Henrique Castriciano; e professores e alunos da Escola Doméstica de Natal.
Fonte: Assecom-PMM