Empreendedores aproveitam o verão para impulsionar vendas no RN
O verão no Rio Grande do Norte aquece as praias e movimenta o turismo, mas também impulsiona negócios locais, com empreendedores se reinventando para atender às demandas específicas da alta estação. Serviços personalizados, produtos sazonais e estratégias digitais são algumas das apostas para aproveitar o potencial da temporada. Com criatividade e planejamento, profissionais de diferentes setores veem no verão uma oportunidade de fidelizar clientes e testar novas ideias para o mercado.
De acordo com Thales Medeiros, gerente da Agência Sebrae Grande Natal, o verão é uma temporada estratégica para empreendedores que desejam impulsionar seus negócios e gerar um aumento no faturamento. “O verão significa sempre mais turistas e calor. Precisamos utilizar esse momento como oportunidade, e a criatividade pode ser um valioso instrumento nesse processo”, afirma.
Dentro das formas de aplicar o melhor aproveitamento da estação, Thales explica que investir na experiência do cliente é essencial para cativar e fidelizar consumidores. “Nos ambientes físicos, uma decoração que melhor se comunique com o clima acaba sempre valorizando o espaço, aproveitando bem a iluminação e acrescentando elementos de refrescância, como aromas cítricos e água saborizada”, orienta.
Além disso, ele ressalta que o verão é ideal para lançar produtos e serviços sazonais, mas que eles devem levar em consideração um estudo do mercado. “Roupas de tecidos leves, com tecnologias que protejam do sol, e alimentos que incluam frutas da estação são exemplos de como adaptar a oferta às necessidades específicas do período”, completa Thales, reforçando que cada negócio deve entender as demandas locais para aproveitar o momento.
Para a empreendedora Maria Daguia, 47, o crochê começou como uma forma de terapia para lidar com a ansiedade, mas rapidamente se transformou em uma oportunidade de renda. “Comecei como terapia, para me distrair. A ideia era fazer uma bolsa para mim e para minha filha, mas as peças começaram a vender rapidamente, e acabei transformando isso em um negócio”, conta a artesã, que há dois anos trabalha profissionalmente com o crochê.
Com o aumento na demanda por moda praia e acessórios no verão, Maria se dedica a criar peças exclusivas e funcionais, como biquínis, croppeds e bolsas de praia. “As pessoas procuram muito por esses itens nessa época. A moda praia está em alta, e eu vejo um aumento de 60% nas vendas durante o verão”, revela.
O diferencial diante do mercado, para o negócio de Maria, está na personalização dos materiais de alta qualidade e na criação de peças exclusivas, que carregam a emoção e o carinho da artesã. O talento, que vem da mãe Ana, dá inspiração para a empreendedora investir em produtos com grande demanda em datas comemorativas, como a Páscoa e Dia das Mães, através de presentes únicos.
Apesar do sucesso, a artesã ainda cita desafios relacionados à gestão do negócio, em especial no crescimento escalonado. “Ainda não consigo ter estoque, porque tudo que faço já tem dono. Estou trabalhando para melhorar minha organização e investir mais no Instagram, que é uma ferramenta fundamental para divulgar meu trabalho”, ressalta Maria, que planeja abrir um ateliê no futuro. Essa percepção sobre as necessidades de investir em marketing é um elemento essencial destacado pelo gerente da Agência Sebrae Grande Natal. A força dessa divulgação deve ser potencializada ainda mais por aqueles empreendedores que não possuem espaço físico de atendimento e dependem exclusivamente do meio digital para captar vendas.
“Hoje, não é possível imaginar um negócio que não esteja presente em ferramentas de busca e redes sociais. Pesquisar na internet é o meio mais utilizado por todos nós. Por isso, é essencial que o produto ou serviço esteja disponível online, seja para divulgação ou para compra direta”, afirma Thales Medeiros.
Mesmo diante dessa procura, ele relembra que a alta estação exige planejamento cuidadoso, especialmente para empreendedores que investem em produtos de saída periódica. “É importante balancear estoque e venda de forma precisa para não perder o momento. Além disso, deve-se ter uma estratégia para lidar com excedentes, como promoções de queima de estoque”, orienta Thales.
Bronzeamento e autoestima em alta criam novos negócios
No verão, o bronzeado perfeito se mantém como um dos principais desejos femininos, especialmente no RN, onde as altas temperaturas e a extensa faixa litorânea incentivam o público a buscar por uma pele dourada e bem cuidada. A busca pelo bronze ideal não se limita apenas ao visual, mas para muitas mulheres é uma forma de elevar a autoestima e se preparar para a temporada de férias e festas.
Há oito anos no mercado de bronzeamento, Andrielly Carly, 26, vê o verão como a alta temporada do seu negócio, com crescimento de, pelo menos, 50% na procura pelos serviços. “Esse é o período em que mais crescemos, porque as clientes buscam se preparar para aproveitar as praias e o carnaval. O bronzeamento traz não só um visual bonito, mas também melhora a autoestima “, diz.
Com três colaboradoras contratadas diante do crescimento ao longo dos anos, Andrielly destaca que o diferencial de seu serviço está na experiência completa oferecida às clientes. “Elas vêm aqui para relaxar. Servimos água, sucos e frutas, e cuidamos de todo o processo para que elas saiam satisfeitas. Nosso objetivo é que elas se sintam confiantes e felizes com o resultado”, explica.
Para aproveitar o verão ao máximo, Andrielly aposta em pacotes promocionais com combos de sessões e já se prepara para alçar voos maiores através da diversificação de produtos. “Estamos nos preparando para lançar biquínis e bonés com nossa marca, além de produtos para cuidados com a pele, como hidratantes e itens pós-sol. Queremos que nossas clientes tenham tudo o que precisam para curtir”, conta.
De acordo com o levantamento do Sebrae, através do projeto Ideias de Negócios, empreendedores de bronzeamento possuem um ganho médio de R$20,00 por hora. Considerando uma disponibilidade mensal de 120 horas, o potencial de renda alcança R$ 2.400 ,00, acima da média nacional. Para investir na área, o custo é considerado, a partir de R$300,00. Sendo este um serviço que depende de iluminação diante de uma estação em que o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, os horários de funcionamento podem não ter alterações significativas.
- Dicas práticas
Para quem deseja aproveitar o verão para alavancar os negócios, o especialista destaca que planejamento e inovação são fundamentais. Thales Medeiros reforça a importância de entender as necessidades dos clientes e dialogar diretamente com eles. “Só quando um produto satisfaz uma necessidade é que ele se torna comercial. Adicionar uma boa experiência pode aumentar ainda mais o valor percebido”, afirma.
Para aproveitar ao máximo o potencial do verão, empreendedores podem adotar estratégias como adaptar o ambiente com elementos que remetam à estação, criando espaços mais atrativos. No campo digital, é essencial manter produtos e serviços bem divulgados em redes sociais, aplicativos de entrega e plataformas de e-commerce, alcançando um público maior. Por fim, investir na personalização de produtos pode se tornar um diferencial competitivo.
Mesmo com essas dicas, Thales ressalta que cada negócio tem particularidades e é preciso saber o que pode ou não ser aplicado. “Não há uma estratégia única, pois cada empresa, em seu nicho e local, tem seus desafios e oportunidades muito próprias. Vale buscar apoio de especialistas e conversar com outras pessoas, sobretudo os clientes, para entender quais necessidades surgem ou se tornam mais intensas nesse período”, afirma.
Com o calor e o turismo aquecendo o mercado, os empreendedores do Rio Grande do Norte mostram que o verão, que segue até 20 de março, é muito mais do que uma estação: é um momento de criatividade, crescimento e sucesso.
Fonte Tribuna do Norte