Foguete com cartas de estudantes é lançado ao espaço na Barreira do Inferno, em Parnamirim
Um foguete com mais de mil cartas de estudantes de escolas públicas foi lançado ao espaço nesta sexta-feira 29 no Centro da Barreira do Inferno, em Parnamirim. O lançamento ocorreu às 13h19 e foi o primeiro realizado na base após uma pausa de 13 anos.
O foguete, com 8 metros de comprimento e 1,5 tonelada (sendo 900 quilos de combustível), é capaz de atingir uma altitude de 150 km em cerca de 3 minutos. Com tecnologia nacional, o tempo total de voo é de aproximadamente seis minutos. Por ser um foguete suborbital, ele chega ao espaço, mas não permanece lá por muito tempo. Quando retorna, cai no mar.
lançamento integra a Operação Potiguar, que envolve cerca de 300 pessoas, entre militares e civis. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), esta é a primeira fase da operação, cujo objetivo principal é testar as capacidades operacionais do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno.
Cartas de alunos
O foguete vai levar ao espaço cerca de mil cartas escritas por alunos da rede pública de ensino de Natal, Parnamirim, São José de Mipibu e João Câmara. As mensagens têm como tema central o futuro e voltarão à Terra depois de cruzar a atmosfera e ficarão depositadas no Oceano Atlântico.
A ação foi idealizada pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da FAB, e coordenada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), e tem como ponto de partida o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).
As cartas foram inseridas no foguete durante uma cerimônia realizada no Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo, na última quinta-feira 21.
Fonte Agora Rn