Saúde

Clínica municipal ABA Macaíba oferece tratamento especializado para crianças autistas


O ABA Macaíba – Reabilitação, primeiro centro de terapia ABA da rede pública no RN para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), está em pleno funcionamento e atende mensalmente 60 crianças. A clínica integra a rede municipal de serviços especializados em saúde para o público macaibense e é uma iniciativa da Prefeitura de Macaíba através da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a coordenadora do ABA Macaíba – Reabilitação, Tamires Santos, são atendidas 15 crianças por dia, de segunda a quinta-feira, por meio da aplicação da Terapia ABA, uma vez por semana, com atendimento individualizado.

O tratamento segue a hierarquia da Terapia ABA, que é formada por um psicólogo analista do comportamento, certificado e pós-graduado, que elabora o Plano de Ensino Individualizado (PEI) de cada criança e supervisiona a terapia; uma coordenadora, que pode ser psicóloga ou pedagoga com especialização em Terapia ABA e atua durante o atendimento e o auxiliar terapêutico, que faz a aplicação do PEI. “Na sala de atendimento, cada criança é acompanhada por um auxiliar terapêutico (AT), mais um AT de suporte, e mais a coordenadora, que dá todas as orientações para o auxiliar aplicar a terapia ABA”, explicou Tamires Santos.

A psicóloga, analista do comportamento Luana Limeira, trabalha há 13 anos com Terapia ABA para pessoas com autismo está supervisionando o tratamento em Macaíba. Ela explicou que a intervenção ABA é considerada ‘Padrão Ouro’ no tratamento para autismo com evidência científica, e 80% das terapias para autismo são baseadas em ABA. “A criança a partir de dois anos já pode fazer a intervenção ABA. Fazemos a avaliação da criança, e construímos um gráfico com uma pontuação das suas habilidades comportamentais nas áreas de desenvolvimento; o que a criança não pontua vira programa de ensino e terapia”, explicou.

“O ABA é uma terapia voltada muito para vida e a partir dessa avaliação construímos o PEI para ensinar as habilidades que essa criança não tem. Aqui em Macaíba atendemos crianças até os 12 anos de idade. O tratamento também foca no treinamento parental e na escola, para a família e professores também estimularem a criança ao longo do dia, com evidência científica que desenvolvimento é muito mais rápido”, disse.

A psicóloga informou ainda que a terapia trabalha com repetição e manutenção do que já foi aprendido. “Todas as habilidades possuem respostas alvos e aos poucos o nível de exigência vai aumentando até a criança conseguir atingir o objetivo, e o tempo de tratamento não é definido, a terapia é contínua pois existem muitas variáveis. Aqui em Macaíba as crianças são avaliadas a cada três meses”, concluiu.

Para a mãe de Jean Carlos, 6 anos, Kaliana da Silva Lourenço, o ABA Macaíba – Reabilitação superou todas as expectativas. “A gente fazia o tratamento de Jean em Natal, era muito difícil o deslocamento pela condição dele, pois tínhamos quebra de rotina. Quando soube do ABA Macaíba, eu e outras mães atípicas ficamos muito felizes. A gente se sentiu muito bem acolhida. Desde o primeiro dia meu filho já gostou. É uma equipe muito capacitada, e tudo muito organizado. Minha vida mudou para melhor com o ABA Macaíba, porque eu também tenho uma filha de dois anos, e eu tinha que deixar minha filha com uma pessoa, era muito complicado o deslocamento para Natal. Agora eu tô a 10 minutos de casa”, relatou Kaliana.

Fotos: Richardson Souza

Fonte Assessria

×