Economia

Combate a fraudes evita desvios de mais de 1 bilhão de litros de água no primeiro semestre de 2024, diz Caern

Ações de combate aos desvios irregulares de água resultaram na “recuperação” de 1,2 bilhão de litros no primeiro semestre de 2024, no Rio Grande do Norte. Esse é o volume que deixou de ser furtado no período, graças à fiscalização, segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

De acordo com a empresa, o volume de água seria suficiente para abastecer um município como João Câmara por seis meses.

As fraudes foram descobertas durante fiscalizações de rotina. Segundo a empresa estatal, um dos sistemas de abastecimento que têm recebido inspeções constantes é a adutora Jerônimo Rosado.

Em Natal, na última quinta-feira (1º), a equipe da Caern identificou ligação irregular em estabelecimento na orla da cidade e aplicou multa de R$ 1,4 mil reais aos responsáveis. As multas podem variar de acordo com o tamanho da irregularidade encontrada, segundo a empresa.

De 2021 até o final de junho de 2024 foram realizadas mais de 13 mil fiscalizações em todo o Estado. “A ida das equipes segue cronograma por regiões e ocorre em todas as faixas de consumo seja industrial, comercial ou residencial”, informou a Caern.

A fiscalização também conta com atuação de empresas terceirizadas, contratadas pela companhia.

“O maior prejuízo é a redução do abastecimento para os consumidores. Toda a produção é calculada com base nas ligações ativas, o furto de água gera um déficit e desequilíbrio no sistema de abastecimento”, explica o superintendente comercial da Caern Giordano Filgueira.

Os tipos de irregularidades mais comuns, segundo a estatal, são desvio de água através da própria tubulação, sem passar pelo hidrômetro; e a ligação que é feita diretamente na rede sem oficializar pedido a companhia.

Segundo a empresa, a aplicação de multas aos infratores recupera o prejuízo financeiro. Além do não pagamento regular das contas, as ações irregulares ainda provocam danos ao sistema de abastecimento, como tubulações quebradas.

A população também pode denunciar possíveis casos de fraude nos canais de atendimento da companhia. Os canais são: teleatendimento 115, Agência Virtual, aplicativo Caern Mobile e presencialmente nos escritórios de atendimento.

Fonte g1 RN

×