Sesap reúne Programa Vida no Trânsito para ações na Região Metropolitana
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniu, na manhã desta quarta-feira (24), a composição do Programa Vida no Trânsito (PVT) para discutir a expansão das ações do grupo para municípios da Região Metropolitana de Natal dentro dos próximos meses.
O grupo decidiu por realizar reuniões setoriais em Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu e Extremoz para apresentar os dados que embasam as ações, bem como repercutir a experiência em Natal, que vem já apresentando tendência de queda em números de acidentados, especialmente entre os motociclistas. As reuniões nos municípios devem ocorrer ao longo de agosto.
Durante o encontro, representantes do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN e da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal apresentaram diversos dados, desde o perfil dos condutores atendidos até mapas de calor com locais e horários das ocorrências, sobre o quadro de acidentes na Região Metropolitana.
As ações de fiscalização integradas com STTU, Polícia Rodoviária Federal e Comando de Polícia Rodoviária Estadual da Polícia Militar realizadas em Natal recentemente, a partir de organização do PVT, se deram pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel constatar a capital com a principal demanda entre os acidentes de moto, representando cerca de 40% dos atendimentos. Após as blitzen, a unidade hospitalar já registra tendência de queda no número de acidentados recebidos em seu pronto-socorro.
Fonte Sesap