Boeing 787 é desviado para Natal; aeroporto não tinha médico e passageiro morreu
Um voo da Air Europa que sobrevoava a costa brasileira ontem precisou ser desviado para o Aeroporto de Natal após um passageiro passar mal.
A aeronave é um Boeing 787-9 Dreamliner da Air Europa, que cumpria um voo regular de Buenos Aires (Ezeiza) para Madri, na Espanha.
Em torno de 4 horas e meia após sair da capital argentina, um passageiro passou mal a bordo e o jato foi desviado para o Aeroporto de Natal, no Rio Grande do Norte. O avião pousou às 19h na capital potiguar e o passageiro foi retirado do avião por uma maca através da porta traseira da aeronave, com os socorristas descendo por uma escada externa, já que o 787 não parou numa posição com ponte de embarque (finger).
Apesar de contar com equipe de emergência, o Aeroporto de Natal não contava com nenhum médico presente e foi necessário acionar o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Natal, que estava com todas as ambulâncias do tipo UTI móvel em uso.
Quando o resgate finalmente chegou no aeroporto, o passageiro já havia falecido há 20 minutos, segundo informou Cláudio Macêdo, coordenador do SAMU de Natal, ao portal g1.O passageiro falecido é um espanhol de 72 anos, mas o que poderia ter causado a morte dele não foi revelado ainda pela Polícia Civil do RN. O Boeing 787 decolou 2 horas e meia depois de ter pousado em Natal, e seguiu a viagem normalmente até a capital espanhola.Em nota, a Zurich Airport, nova administradora do Aeroporto de Natal, informou que uma equipe com ambulância atendeu prontamente o passageiro após o pouso, e que as normativas foram seguidas para o resgate. Ela também disse que, por legislação da ANAC, não é obrigada a manter um médico de plantão 24 horas por dia no aeroporto.