Joan Nunes realiza projeto social para crianças e adolescentes
Joan Nunes, um jogador de futsal de 48 anos, resolveu dar às comunidades do bairro das Quintas a mesma oportunidade de buscar uma carreira no esporte, que conquistou e teve a oportinidade de conhecer diversos países. Para tanto, ele fundou junto com a esposa, Elzenir da Silva, 50 anos, a Associação Missionária Criança Nosso Futuro, que tem como sede o centro esportivo do atleta no bairro onde ele nasceu e se criou.
Joan hoje defende o futsal do América e está treinando para disputar o Brasileiro. A estreia vai ocorrer no dia 5 de maio, no ginásio Nélio Dias. Com a mesma disposição que iniciou a carreira, o jogador divide os compromissos profissionais com a administração do projeto social e disse que o número de crianças carentes atrás de uma vaga cresceu tanto, que , sozinho, não consegue mais arcar com as despesas.
“Normalmente nós abrigamos 130 meninos e meninas no nosso projeto. Ele é realizado no sábado, onde a parte da manhã é reservada para os meninos treinarem e se divertirem no centro de treinamento. Nós ainda oferecemos café da manhã para os alunos. Hoje só não atendemos mais pessoas por falta de voluntários”, ressalta Elzenir.
A alimentação dos meninos também já pesa no orçamento do centro esportivo que oferece um farto cardápio aos integrantes do projeto, com bolo, pão, bolachas, biscoitos, além dos mais variados tipos de frutas. Nada é reaproveitado, quando sobra, Elzenir Silva faz doações a algumas famílias da comunidade.
“Joan quer retribuir a mesma oportunidade que ele teve dentro do esporte e nós gostamos muito de ajudar as pessoas. Porém, como a procura é muito grande, não temos condições de abraçar a todos. Espaço físico para abrigar a garotada até existe, só nos falta mais colaboradores dispostos a fazer doações de alimentos e também se juntar ao nosso grupo de trabalho”, destacou.
A ideia do projeto começou a ser materializada em 2018, quando Joan Nunes, já atuava no futsal da Rússia, onde conseguiu permanecer por 15 anos. O terreno situado à beira da avenida Nevaldo Rocha foi adquirido e a construção do centro esportivo começou do zero. Hoje no local existem campos de futebol, piscina, uma área de lazer, salão de festas e uma bem montada academia. Tudo fica à disposição dos participantes do projeto nas manhãs de sábado.
O plano inicial era trabalhar apenas com crianças entre 5 e 15 anos, mas quando a necessidade é grande Elzenir Santos disse que aceita crianças com idade inferior, porque o intuito do projeto é retirar os menores da rua, ajudar na educação e encaminhar todos para longe da criminalidade. A atleta mais nova é Ana Beatriz, de 3 anos. “Encontrei ela e a mãe na rua, eles estavam numa situação muito difícil. Mas quando a criança correu para me dar um abraço, aquilo foi tudo na minha vida e trouxe elas para perto de mim”, ressaltou a administradora do espaço. Sempre através de parcerias, as crianças também recebem atendimento médico e odontológico, um trabalho que Joan e Elzenir ainda pretendem ampliar com a chegada de mais voluntários da área da saúde.
Carreira
Joan Nunes foi descoberto para o futsal em um projeto com apoio da Prefeitura de Natal, com o professor Helder Moura no bairro das Quintas. Na época ele tinha apenas 9 anos e já mostrava vontade de vencer. Aos 13, foi disputar um Campeonato Brasileiro pela AABB, quando recebeu convite para atuar pelo Santos.
Em 2005, já aos 14 anos, recebeu proposta para atuar no Votorantim, uma equipe pernambucana que marcou época no futsal e projetou jogadores como Fininho e Manoel Tobias. Em Franca ascensão, aos 18 a revelação potiguar passou a integrar a Seleção Brasileira, onde atuou ao lado de Falcão por seis anos. A essa altura já se encontra no futsal da Rússia, onde chegou em 2002. No período ele também defendeu equipes do Cazaquistão. O retorno para o Brasil ocorreu durante a pandemia de covid.
Fonte: Tribuna do Norte