Duelo entre Potiguar de Mossoró e América vale vaga na final
Dono da melhor campanha do segundo turno, o Potiguar de Mossoró recebe o América neste domingo, no estádio Edgar Montenegro, em Assu, num confronto que vai apontar o segundo finalista do returno. A equipe natalense, campeão do primeiro turno e com uma vaga na final do Estadual já garantida, tem por meta abreviar a disputa e mira a conquista do segundo turno para ser declarado campeão de forma direta, o treinador Marquinhos Santos acredita num jogo muito difícil, não apenas pelo péssimo estado do campo, mas também pela qualidade demonstrada pelo adversário. A partida tem o início previsto para às 16h.
O comandante americano disse ter gostado da atuação do time no confronto da última quarta-feira, quando as equipes se enfrentaram fechando a fase de classificação, ele só lamentou o que apontou como “um pouco de preciosismo dos atletas” que criaram diversas chances de marcar o segundo gol e deixar a Arena das Dunas com a vitória e a primeira colocação do grupo A, o que evitaria essa viagem do grupo, para atuar num campo com um piso bastante irregular. Como os planos acabaram frustrados, o jeito é encarar a situação da melhor forma possível.
“Para o América chegar na decisão é obrigado a passar pela semifinal. É um jogo difícil? Sim, bastante difícil. É uma decisão e nossa equipe terá de saber atuar de forma a anular o adversário e construir a vitória. O grupo terá de ter a inteligência necessária para superar o Potiguar dentro dos seus domínios”, salientou Santos.
O treinador disse que tem elogiado muito a disposição apresentada pelos atletas americanos, que já chegaram a marca de treze jogos de invencibilidade enfrentando diversos problemas e com um calendário muito apertado. “É difícil se alcançar um número como esse dentro do futebol. Mas essa não é a nossa referência e a invencibilidade não dá sentido ao trabalho que desenvolvemos. Aqui dentro do clube pensamos num jogo de cada vez e em cada realidade que iremos encontrar nestas partidas. Então a série invicta acaba sendo uma consequência do nosso trabalho e do empenho do grupo”, frisou.
Embora a formação da equipe esteja sendo guardada, é provável que Marquinhos Santos tenha de voltar a mexer na equipe e lance a 23ª formação diferente em 23 jogos no comando do Alvirrubro. Durante o período de treinos, a preocupação foi encontrar a melhor formação para encarar o Potiguar num terreno acidentado.
“Não tem como esconder o certo nível de preocupação com a questão do campo de jogo, porém, hoje esse nível de preocupação é menor, pelo fato de nossa equipe ter superado etapas e enfrentamos alguns adversários em campos fora da qualidade ideal, como foi no Barrettão, por exemplo, quando do primeiro jogo contra o Santa Cruz. Depois atuamos contra a Juazeirense, na Bahia, e o Altos, no Piauí, onde conseguimos ter um desempenho bom em campos problemáticos. Acredito que o grupo conseguiu aprender a se adaptar rápido aos pisos e agora resta apresentar a maturidade que conquistamos ao longo do ano”, disse o treinador americano.
Animado pela boa atuação e por ter apresentado forças para segurar o América na Arena das Dunas, o Potiguar espera receber um grande apoio do seu torcedor no estádio Edgar Montenegro. A diretoria acredita que a equipe se portou muito bem no confronto da última quarta-feira e criou chances, inclusive, para virar o placar.
O treinador Robson Melo acredita que o clube está vivendo um momento muito bom e já mostrou que possui condições de enfrentar os natalenses de igual para igual. Em 19 confrontos no comando do Potiguar, os números são favoráveis ao treinador, que ganhou 32 pontos dos 57 disputados e apresenta um aproveitamento de 56%. Os mossoroenses possuem a quinta melhor campanha do Estadual, com 16 pontos no total, oito atrás do América que lidera a classificação geral, com 24 pontos.
Fonte: Tribuna do Norte