SEMAPE e EMATER estabelecem parceria para realizar as inscrição do Garantia Safra – GS

A partir de Setembro a Emater e a SEMAPE farão reuniões nas comunidades rurais, e nos assentamentos para realizar as inscrições para o Programa Garantia Safra – GS 2021/2022, que deverão ser feitas até o final do ano. Para que seja realizado o cadastramento, o agricultor (a) precisa estar com a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP Ativa sendo necessário consultar sua validade. O agricultores (as) que estiver com a DAP vencida precisa procurar a Emater onde a Inscrição do Garantia Safra – IGS pode ser renovado mediante ativação da DAP. E os que estiverem com a DAP bloqueada precisarão solicitar o desbloqueio para que seja elaborada uma nova DAP e consequentemente a inscrição do Garantia Safra.

O Programa Garantia Safra é um fundo formado pela contribuição do município, Estado, União e a outra paga pelo agricultor formando o seguro. São de 05 (cinco) parcelas de aproximadamente R$170,00 creditado ao agricultor(a) que realiza sua adesão. O seguro é pago quando existe perda de mais de 50% das culturas zoneadas de milho, feijão e roça de mandioca em razão de seca ou excesso de chuva. O Governo Federal é quem determina o pagamento mediante os laudos apresentados comprovando as perdas na lavoura zoneada.

O Município de Macaíba – RN já realizou a adesão ao Programa Garantia Safra – 2021/2022 Contribuindo com sua cota referente para formar o fundo. A Secretaria de Agricultura, e a Emater estão fechando o calendário observando a situação referente a realidade do agricultor com carência de DAP. Vemos o quanto os agricultores(as) estão precisando de ações positivas nesse momento de convivência com a seca onde o RN está no pior ano da seca que atinge o nosso estado.

SEMAPE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *