Nota de agradecimento à Secretaria de Agricultura

Na quinta-feira passada, dia 05 de maio de 2022, os alunos da EAJ (Escola Agrícola de Jundiaí), que cursam a disciplina de Suinocultura com o Prof. Dr. Jorge Cavalcanti, tiveram uma experiencia ímpar, sensacional, inesquecível como eles mesmos classificaram. Foram a uma aula de campo na granja Refúgio, do proprietário Osvaldo Pinheiro, localizada em Lagoa das Pedras/Macaíba, juntamente com um funcionário da Secretaria de Agricultura de Macaíba, Seu Bira e uma estagia também da mesma Secretaria que cursa Zootecnia na EAJ, a macaibense Thaynara que conduziram, e diga-se de passagem, muito bem, todos os procedimentos na granja e orientação aos alunos.

Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de aprender e praticar alguns manejos importantes e necessários à produção de suínos, apesar de não contarmos com os equipamentos, mas eficiente para o trabalho.

Sempre sob a orientação de Seu Bira e Thaynara, dupla incrível quando se trata de suínos, têm conhecimentos de longas datas, desde quando fora funcionário da EAJ, sempre trabalhando com animais, foi aplicado a injeção intramuscular de ferro dextrano nos leitões, que tem como objetivo evitar Anemia Ferropriva. Realizou-se também o corte dos dentes dos leitões, é uma prática rotineira na suinocultura, que objetiva reduzir as lesões cutâneas nos leitões e nos tetos das matrizes. Houve também a prática de vacinação e, por último, foram feitas as castrações dos leitões, dentro das técnicas recomendadas, especialmente no que concerne higiene, no qual Seu Bira tem um vasta experiencia e realiza o trabalho com muita paciência e amor e sem problema algum repassa para os alunos com TRANQUILIDADE. Os objetivos da castração dos leitões machos são: melhorar a qualidade da carne, eliminando o odor forte e desagradável verificado quando se abatem machos inteiros; favorecer o manejo durante o processo de engorda, tornando os animais mais dóceis; e atender à legislação.

Gostaria em nome dos alunos e no meu, agradecer a Secretaria de Agricultura de Macaíba, na pessoa do Secretário Cícero por ceder o funcionário e a estagiária para esta aula de campo. E agradecer imensamente a Seu Bira e Thaynara por propiciar a esses jovens e futuros Técnicos Agrícolas um aprendizado que certamente levaram para o resta de suas vidas. Muito obrigado.

Fonte: Informações e fotos cedidas por Jorge Cavalcanti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.