Médico caicoense, Dr. Irami Filho, tem artigo científico publicado no Nanoescale, um dos mais conceituados jornais científicos do mundo

O médico e cirurgião-geral, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dr. Irami Araújo Filho, está com seu nome estampado na capa do jornal inglês Nanoescale, pertencente a Royal Sociedade Chemistry, que tem 175 anos de existência, sendo uma das mais respeitados do mundo.

“O motivo da publicação é uma pesquisa, da qual eu faço parte, que administra um hidrogel capaz de promover um efeito pró fechamento de fístula pós-operatória”, pontua o médico Dr. Irami Filho. A fístula é uma comunicação pós-operatória entre uma alça de intestino e a pele (chamada fístula enterocutânea). Fazem parte desta estudo outros pesquisadores da França, Brasil, Inglaterra, Espanha, Alemanha, entre outros países.

Dr. Irami explica: “esse hidrogel é líquido a zero grau; quando se injeta no trajeto fistuloso, o mesmo muda sua viscosidade para um gel composto por fatores de crescimento e vesículas de células-tronco, dentre outros componentes não-revelados por questões de propriedade intelectual, pertencentes a Universidade de Paris. Com isso o hidrogel fecha o trajeto fistuloso, formando uma cicatriz, no local que antes eliminava secreção digestiva”.

“A vantagem para o paciente é não precisar fazer outra cirurgia para correção da fístula, não utilizar anestésico local, não perfurar o paciente com agulha e não possuir efeitos colaterais até o momento demonstrado, nos testes a que foi submetido ( introduzido no trajeto da fístula ).”, explica o médico pesquisador.
Dr Irami Filho foi convidado pela Farmacêutica e também pesquisadora, a Doutora Amanda Brun: “Ela sabia que eu fazia cirurgia experimental em animais no Brasil e aí me convidou através da Universidade de Paris, para ir pra França fazer parte deste grupo de pesquisadores, como cirurgião”, relata. Esta ida foi em 2016 e posteriormente em 2017 para participar de outras pesquisas de fístulas em pacientes oncológicos e pacientes pós-cirurgias bariátricas.

Doutor Irami possui Mestrado, Doutorado e Ph.D. em Ciência da Saúde pela UFRN.
“Ter esse artigo publicado é um reconhecimento e, sobretudo, mais um passo para que nossa pesquisa venha a beneficiar a humanidade num futuro próximo”, comemora Dr. Irami Filho.
O jovem pesquisador acredita que, ainda em meados de 2021, se dê início ao Estudo Clínico FASE III, onde o gel será testado em seres humanos após o cumprimento de todas as etapas legais junto a CONEP/ANVISA bem como de acordo com o cenário que se apresentará em relação a pandemia, após o surgimento das vacinas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *