Macaíba continua campanha de vacinação contra a raiva nas zonas rural e urbana

A campanha de vacinação antirrábica continua acontecendo na cidade. Iniciada no dia 10 de agosto, a vacinação acontece em várias localidades do município, e segue até o dia 3 de setembro, de segunda a sexta, das 8h às 12h.

A campanha tem como objetivo vacinar cães e gatos contra a raiva, como forma de manter os pets saudáveis, além de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que também pode ser transmitida para os seres humanos, podendo ser letal.

Fabíola Felipe, coordenadora do Centro de Controle de Endemias do município, fala da importância da campanha de imunização. “A campanha de vacinação antirrábica, assim como toda campanha de vacinação, é muito importante. Temos que vacinar o maior número de animais possível para poder imunizar e dar uma melhor qualidade de vida para esses animais”, diz. “Temos que conscientizar o tutor, os donos dos animais, sobre a responsabilidade de dar uma melhor qualidade de vida. Para algumas pessoas, é difícil ter todo o calendário de vacinas dos animais atualizado, mas hoje o SUS oferece a vacina antirrábica de forma gratuita, então é necessário que as pessoas venham imunizar seus cães e gatos”, acrescenta.

A campanha de vacinação antirrábica acontece todo ano e atende as zonas urbana e rural de Macaíba. Além de proteger os animais, a imunização também garante a proteção dos humanos, pois o vírus também pode contaminá-los. “Todos os anos, é de extrema importância que todos os municípios realizem essa campanha para o bem estar animal e também para evitar que a raiva chegue até o ser humano. A melhor forma de prevenir os cães e gatos é vacinando”, finaliza a coordenadora do Centro de Controle de Endemias.

A vacinação, que hoje aconteceu na comunidade de Riacho do Sangue, também já foi realizada em Bela Vista, Loteamento Morada Nova, Loteamento Jardim Pingo D’água, Cidade Campestre, Residencial Paineiras, Residencial Flamboyants, Conjunto Manoel Dias, Mangabeira, Loteamento Santa Rosa, Barro Branco e Guarapes.

A imunização ainda será realizada nas seguintes localidades:

26/08

Canabrava

– Unidade Básica de Saúde

– Bar da Vera

27/08

Traíras

– Praça

– Unidade Básica de Saúde

– CERU

31/08

Capoeiras

– Posto móvel – Vacinação domiciliar

01/09

Pé do Galo

– Campo de futebol

– Escola Municipal Tancredo Neves

02/09

Cajazeiras

– Unidade Básica de Saúde

– Borracharia Santa Luzia

– Casa de Pedão

– Bar do Ganho – Rua 15 de novembro

03/09

As Marias

– Restaurante da Elza

– Próximo ao Conselho Comunitário

Foto: Guilherme Xavier

Fonte: Assecom-PMM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.