Festa da padroeira de Natal encerra celebrações neste sábado

A Arquidiocese de Natal encerra neste sábado (21) a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Apresentação. A programação tem início às 5h, com a celebração da primeira missa do dia, na sede do comando do 3º Distrito Naval, localizado no bairro de Santos Reis. A missa será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, e não poderá contar com a presença de fiéis por causa da pandemia do novo coronavírus. Logo após a missa, acontecerá a procissão com a imagem da padroeira de Natal pelas águas do Rio Potengi, conduzida em um barco da Marinha. Haverá transmissão ao vivo pela página da Arquidiocese de Natal no Facebook e no Youtube.

Às 7h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, haverá um momento de louvor a Nossa Senhora, com a soprano Alzeny Nelo. Às 8h, será celebrada missa solene, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique da Silva. Para esta celebração, a participação dos fiéis será por ordem de chegada, limitada em 70 pessoas.

Às 10h, na Catedral Metropolitana, haverá celebração de missa solene, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Na oportunidade, acontecerá o rito de renovação das promessas sacerdotais. Tradicionalmente, este momento em que todos os padres renovam as promessas sacerdotais diante do bispo acontece por ocasião da Missa do Crisma (também conhecida como Missa dos Santos Óleos), celebrada na quinta-feira da Semana Santa. Em 2020, devido à pandemia, não foi possível realizar a celebração, no mês de abril.

A partir das 14h, a imagem de Nossa Senhora da Apresentação seguirá, no carro do Corpo de Bombeiros, passando por vários bairros da capital, contemplando as quatro zonas (Leste, Norte, Oeste e Sul). Durante toda a tarde, será realizada uma live, transmitida pelas sociais da Arquidiocese (Facebook e Youtube), animada pela Orquestra de Nossa Senhora da Apresentação, com a participação de Dom Jaime, padres e leigos que darão testemunhos sobre a devoção a Nossa Senhora da Apresentação. A previsão é de que a imagem da padroeira retorne à Catedral por volta das 18h, quando será dada a bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando a festa de Nossa Senhora da Apresentação 2020. Quem desejar, poderá ir à Catedral, para o momento da bênção do Santíssimo. As portas serão abertas às 16h. Para isso, também será necessário agendar, com antecedência, no link disponibilizado no site da Arquidiocese.

Fonte: G1RN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *