A tradição do Boi de Reis em Macaíba

A primeira manifestação cultural que se tem registro no município de Macaíba foi a do Boi de Reis. Segundo Maria Terceira da Silva Pedroza, filha de Fabrício Gomes Pedroza, fundador da cidade, em carta enviada a sua sobrinha Sophia Augusta Tavares de Lyra, em que detalha com precisão o acontecido no dia 26 de outubro de 1855, no Largo das Cinco Bocas, dia do aniversário de seu pai e data da fundação do município de Macaíba. A referida carta já norteia os estudos históricos sobre Macaíba, desde a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como também pesquisadores independentes, além de fundamentar a produção de livros, artigos científicos, dissertações e teses de doutorado.

Assim, o Boi de Reis, tradição popular antiguíssima, a partir da descoberta deste precioso registro histórico, destaca-se como primeira atividade cultural no chão macaibense.

Neste sentido, o funcionário da prefeitura e artista, Claudemir Rodrigues da Silva, criou, e que pode ser considerado, como o símbolo da cultura macaibense diante da contextualidade histórica dessa manifestação cultural.

Por Hailton Mangabeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.