137 cidades do RN têm taxas de transmissão da Covid-19 em zonas de ‘risco’ ou ‘perigo’; Macaíba está na zona de risco

Ao todo 137 municípios tem taxa de transmissibilidade acima de 1,03 no RN — Foto: LAIS

G1 RN – O Rio Grande do Norte tem atualmente 137 municípios em zonas de “risco” ou “perigo”, o que representa que estão com taxa de transmissibilidade (Rt) da Covid-19 maior que 1,03. Os dados são da plataforma de monitoramento do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN.

São 10 municípios a mais que na semana passada, quando 127 estavam nesta situação. O número atual representa 82% de todas as 167 cidades do estado.

Os municípios considerados em “risco” têm Rt entre 1,03 e 2,00. Ao todo, 80 cidades estão nesta situação, entre elas Natal, que está com 1,06. O dado da capital potiguar representa que um grupo de 100 pessoas contamina 106.

As outras 53 cidades estão na considerada zona de perigo, com Rt maior que 2. Entre as situações mais críticas estão os municípios de Jundiá, Paraná, Tangará, Santa Maria, Barcelona e Januário Cicco (Boa Saúde), com taxas iguais ou acima de 5.

Já outros 27 municípios estão em zona segura, com a taxa de transmissibilidade abaixo de 1,00, como é o caso de Mossoró (0,88) e três estão em zona neutra, com Rt entre 1,00 e 1,03.

Segundo a plataforma do LAIS, a taxa de transmissibilidade recente em todo o estado é de 0,50 e na semana passada foi de 0,51, número abaixo do registro quinzenal, que aponta 0,81.

Em relação às regiões, a plataforma aponta que cinco das oito estão em zona de risco: região Metropolitana, de São José de Mipibu, de Santa Cruz, de João Câmara e de Assú. Outras duas estão em zona neutra (regiões de Mossoró e Caicó) e uma em zona segura (região de Pau dos Ferros).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *